Moradores da Flórida enfrentam aumentos crescentes de seguro residencial

A crise é resultado de um aumento nos litígios, das taxas de resseguro e até fraude, alegam as seguradoras.

Por Neise Cordeiro

Entre tempestades e outros fatores, as taxas continuam subindo à medida que as empresas saem do mercado.

O aumento dos custos do seguro residencial tornou-se uma crise na Flórida e em outros estados. Entre tempestades e outros fatores, as taxas continuam subindo à medida que as empresas saem do mercado.

Os moradores da Flórida têm sentido o aperto dos aumentos de taxas de dois dígitos. Alguns enfrentaram cancelamentos de apólices, enquanto outros estão pagando do próprio bolso por um novo telhado antes de poderem obter uma nova apólice.

Três diferentes companhias de seguros de propriedade disseram ao Escritório de Regulamentação de Seguros da Flórida na terça-feira, 10, que querem aumentar seus valores:

A First Florida Auto and Home pediu um aumento de 22,9%.

A KIN Interinsurance Network quer um aumento de 25,1%.

E a maior, a Florida Farm Bureau, disse que precisa de um salto de 48,7% nas taxas para as apólices dos proprietários.

Estas seguradoras são três das poucas que restam na Flórida, as que permaneceram enquanto os sinistros subiam pelas nuvens, em grande parte por causa das substituições dos telhados das casas. Elas alegam que a crise é causada pelo próprio homem - resultado de um aumento nos litígios, aumento das taxas de resseguro e até fraude.

Os pedidos de aumento de alíquota ressaltam a precariedade do mercado de seguros patrimoniais do estado.

A First Florida mostrou um gráfico aos reguladores de seguros, revelando que seus pagamentos dobraram nos últimos três anos por causa do que chama de reivindicações de mudança de telhados "duvidosas".

Um dos problemas que vem acontecendo são empresas de telhados sem escrúpulos que oferecem telhados "gratuitos" e até inundam bairros com vendedores depois de uma tempestade para angariar negócios. Os carpinteiros antiéticos então contratam advogados para processar as companhias de seguros, que acabam tendo que pagar pelo novo telhado.

Na comunidade em Windermere, onde moro, tenho observado diversos casos de substituição de telhados em casas relativamente novas e que não necessitariam de um telhado novo nos próximos 10 anos. Claro que existem exceções, mas este é um exemplo que vem agravando a crise das apólices de seguro residenciais.

O governador Ron DeSantis prometeu que legisladores em Tallahassee enfrentarão a crise do seguro de propriedade na próxima semana durante uma sessão especial que busque uma legislação para estabilizar o mercado.

Andy Ray, um agente de seguros em Altamonte Springs, disse que muitos de seus clientes estão lutando contra o problema. Ele espera que a próxima sessão marcada para 23 de maio traga algum alívio a seus clientes.

Neise Cordeiro, Realtor®

Instagram: @NeiseRealtorFL

(407)603-7072

NeiseSellsRealEstate.com