"Siga as orientações das autoridades locais", pede Biden sobre temporada de furacões 2022

Por Arlaine Castro

Biden visitou um hangar na Joint Base Andrews para ver as aeronaves usadas para rastrear e responder a furacões.

O presidente Joe Biden alertou na quarta-feira, 18, que o país provavelmente verá “outra temporada difícil de furacões” este ano e prometeu que seu governo está preparado para responder às tempestades e ajudar os americanos a se recuperarem delas.

“Sabemos que os furacões estão vindo em nossa direção. Eles ficam mais extremos a cada temporada”, disse Biden antes de um briefing de altos funcionários federais, incluindo a administradora da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA, na sigla em inglês) Deanne Criswell e a secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano Marcia Fudge.

Biden pediu que a população “preste atenção aos avisos de furacão e siga as orientações de suas autoridades locais”.

TEMPORADA DE FURACÕES DE 2022 DEVE SER MOVIMENTADA PARA A FLÓRIDA

Este ano, Colorado State, a Universidade do Arizona e Accuweather estão prevendo uma temporada de furacões mais movimentada do que a média. A temporada começa em 1º de junho e este ano os meteorologistas esperam 19 tempestades, duas a menos que em 2021. Embora a data oficial de início seja em junho, o ano passado foi o sétimo ano consecutivo em que um sistema de tempestades se formou em maio.

Biden visitou um hangar na Joint Base Andrews para ver as aeronaves usadas para rastrear e responder a furacões. Um dos aviões é usado para voar através e acima das tempestades, capturando dados que permitem que os meteorologistas produzam previsões mais precisas.

A pior tempestade do ano passado foi o furacão Ida, que resultou em US$ 75 bilhões em danos e 55 mortes. Embora o impacto inicial tenha sido na Louisiana, onde a tempestade de categoria quatro atingiu o continente, também causou fortes chuvas e inundações no Meio-Atlântico e Nordeste.
Kenneth Graham, diretor do National Hurricane Center, frequentemente aponta que os Estados Unidos tiveram mais furacões de categoria 4 e 5 chegando à terra de 2017 a 2021 do que de 1963 a 2016.

Nomes 2022

Em 2020, havia 30 tempestades nomeadas. A temporada foi tão ativa que atravessou a lista de nomes de tempestades e usou o alfabeto grego nove vezes recorde para nomear tempestades. Antes disso, ele só havia sido usado em 2005.

Veja aqui o que é preciso saber para se preparar durante a temporada de furacões.