FDA vincula pasta de amendoim a possível surto de salmonela

Por Arlaine Castro

Os casos de salmonela foram rastreados até uma fábrica em Lexington, Kentucky, dos produtos da Jif Peanut Butter.

A Food and Drug administration (FDA), órgão federal que regulamenta alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, está investigando um surto de salmonela em vários estados que pode estar ligado aos produtos Jif Peanut Butter (pasta de amendoim).

Até esta segunda-feira, 23, duas pessoas foram hospitalizadas e outras 14 relataram doenças devido ao surto. Não houve relatos do surto na Flórida, mas houve casos no Arkansas, Geórgia, Illinois, Massachusetts, Missouri, Ohio, Carolina do Norte, Nova York, Carolina do Sul, Texas, Virgínia e Washington.

Os casos de salmonela foram rastreados até uma fábrica em Lexington, Kentucky, operada pela empresa J.M. Smuckers.

A empresa retirou voluntariamente certos produtos da pasta de amendoim da marca Jif que têm os números de código de lote entre 1274425 – 2140425, somente se os primeiros sete dígitos terminarem com 425 (fabricados em Lexington, KY).

Consumidores, restaurantes e varejistas não devem comer, vender ou servir qualquer manteiga de amendoim da marca Jif.

“Pedimos desculpas pela preocupação que isso criará”, escreveu a empresa em um comunicado não assinado. “Por favor, saibam que nossa prioridade número um é entregar produtos seguros e de qualidade aos nossos consumidores. Quando há qualquer problema em potencial, agimos rapidamente, como fizemos neste caso.”

O surto está ligado a 14 doenças e duas hospitalizações em 12 estados. O anúncio da FDA afirma que a cepa de salmonela que aparece neste surto corresponde a uma amostra que a agência coletou na fábrica J.M. Smucker em 2010.

A salmonela é uma bactéria que pode desenvolver em produtos alimentícios. Pode causar infecções graves e às vezes fatais que são mais perigosas para crianças, pessoas frágeis ou idosas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Para mais informações sobre o recall, clique neste link.