Tiroteio em escola do Texas deixa 14 alunos e professora mortos

Por Arlaine Castro

O incidente foi registrado na escola Robb Elementary, na cidade de Uvalde, a 130 km de San Antonio e o suspeito pelos disparos também morreu no local.

Um jovem de 18 anos abriu fogo em uma escola primária em Uvalde, Texas, nesta terça-feira, 24, matando 14 alunos e uma professora, confirmou o governador Greg Abbott.

O incidente foi registrado na escola Robb Elementary, na cidade de Uvalde, a 130 km de San Antonio e o suspeito pelos disparos também morreu no local, segundo as autoridades locais.

O criminoso foi identificado pelas autoridades como Salvador Roma, de 18 anos. Não há, até a última atualização desta reportagem, informações sobre as motivações do ataque.

O chefe de polícia do Distrito Escolar Independente de Uvalde, Pete Arredondo, disse que o atirador abandonou seu veículo e entrou armado com um revólver. “Ele atirou e matou, horrivelmente, incompreensivelmente , quatorze alunos e matou um professor", disse ele.

Além das mortes, ao menos 13 estudantes deram entrada em um hospital da região com ferimentos e o banco de sangue da cidade fez um pedido para doações.

A Robb Elementary ensina do 2º ao 4º ano e mantinha em torno de 535 alunos no ano letivo de 2020-21, de acordo com dados estaduais.

O cenário de uma escola primária trouxe à mente o terrível tiroteio de Sandy Hook em Connecticut em 2012, que deixou 26 pessoas mortas, incluindo 20 crianças entre 6 e 7 anos.

Em Uvalde, vídeos feitos por um espectador, Isaias Melendez, mostram vários policiais armados no local enquanto outros fogem da escola.

O condado de Uvalde, localizado a cerca de 85 milhas a oeste de San Antonio, tinha uma população de cerca de 25.000 no Censo de 2020.

O FBI e o Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives (ATF) estão auxiliando a polícia local na investigação. fonte: CNN e Reuters.