EUA suspendem exigência de teste COVID-19 para viajantes internacionais

Por Arlaine Castro

Aeroportos da Flórida receberão um total de $ 34.730.687 para melhorias. Foto: Miami International Airport.

O governo Biden vai suspender a exigência de teste COVID-19 para viajantes aéreos internacionais, uma das últimas restrições de viagens ainda em vigor para conter a propagação do coronavírus.

Um alto funcionário do governo disse nesta sexta-feira, 10, que o mandato expira no domingo, 12 de junho, às 12h01 (costa leste), após os Centros de Controle e Prevenção de Doenças determinarem que não é mais necessário. A agência vai reavaliar a necessidade do requisito de teste a cada 90 dias e que pode ser restabelecido se surgir uma nova variante preocupante, disse o funcionário.

O relaxamento foi autorizado após uma forte pressão das companhias aéreas e da indústria de viagens. Desde dezembro, o CDC exige que os viajantes tenham testes negativos de Covid-19 dentro de um dia antes dos voos para os Estados Unidos, mas não exige testes para passagens de fronteira terrestres.

O governo Biden implementou a exigência de testes se concentrando na classificação de indivíduos pelo risco que representam para os outros, principalmente para os não vacinados.

Em novembro, quando a variante omicron altamente transmissível varreu o mundo, o governo endureceu a exigência e exigiu que todos os viajantes, independentemente do status de vacinação, fizessem o teste dentro de um dia de viagem aos EUA.

A suspensão da exigência ocorre seis semanas depois que um juiz federal encerrou a exigência de máscara do CDC para transporte de massa, incluindo trens, aviões, ônibus e centros de trânsito, dizendo que a agência excedeu sua autoridade. O governo Biden está apelando dessa decisão, dizendo que visa proteger a capacidade do CDC de responder a futuras emergências de saúde.

Apesar da suspensão da obrigatoriedade, o CDC continuará recomendando o teste COVID-19 antes de viagens aéreas de qualquer tipo como medida de segurança.

Vacina 

Viajantes brasileiros ou quaisquer estrangeiros que não tenham nacionalidade americana precisam apresentar comprovante de vacinação com pelo menos duas doses contra a covid-19 para entrar nos EUA. 

São aceitas nos EUA todas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial da Saúde, incluindo todas as aplicadas no Brasil (Pfizer, AstraZeneca, Coronavac e Janssen). Devem apresentar comprovante de vacinação todos os estrangeiros que não tenham visto de residência permanente.

Uso de máscara

Passageiros internacionais ainda podem ser obrigados a utilizar a proteção dentro das aeronaves de acordo com as regras do país de origem ou destino. No caso de viagens entre Brasil e EUA, o acessório continua exigido por determinação da Anac e da Anvisa.