Onda de calor histórica atinge grande parte dos EUA

Por Arlaine Castro

Temperaturas devem variar de 10 a 30 graus acima do normal.

Uma onda de calor histórica atinge o oeste está prevista para chegar ao leste esta semana, com temperaturas recordes e mais de 50 milhões de pessoas sob alertas de calor.
Phoenix, Las Vegas e Denver se juntaram a uma infinidade de cidades e vilas registrando altas temperaturas no final de semana e alertas das autoridades para cuidados extras.

Os ventos do sul enviarão ar quente e úmido para os dois terços do leste do país até quarta-feira, 15, alertou o meteorologista WeatherBug. O resultado: temperaturas que variam de 10 a 30 graus acima do normal para esta época do ano.

Mais a oeste, as temperaturas do fim de semana no California’s Death Valley subiram acima de 120°F (48°C), enquanto em Phoenix, os termômetros marcaram 114°F (46°C) , igualando o recorde de 1918. Neste domingo (12), a situação não foi muito diferente, a cidade registrou 44°C.

Partes do Missouri, Kansas, Louisiana e Mississippi também receberam alertas de calor no fim de semana.
Cidades de Chicago e St. Louis a Charlotte e Raleigh, na Carolina do Norte, podem registrar temperaturas recordes e máximas de três dígitos nesta semana, disse a AccuWeather. Wichita, Kansas, se aproximará de 100°F nesta segunda-feira. Chicago e Indianápolis terão picos máximos na terça-feira.

O serviço meteorológico em Nashville, Tennessee, alertou para temperaturas próximas de 100°F no final da semana.
Denver atingiu 100°F no sábado, um recorde para o dia e o primeiro no verão em que a cidade atingiu três dígitos. Temperaturas superiores a 100°F também estavam se movendo em partes do Novo México e do Texas.
Algumas partes do sul da Flórida também podem passar de 100°F.