Polícia do Tennessee alerta sobre notas de dólar com fentanil

Por Arlaine Castro

A substância foi testada e deu positivo para metanfetamina e fentanil, disse a polícia, que alertou ainda que a quantidade que havia é mais que suficiente para matar alguém.

O escritório do xerife do Tennessee está alertando o público para tomar cuidado ao pegar notas de dólar dobradas na rua porque podem conter substâncias entorpecentes que podem matar, como o fentanil.

O Gabinete do Xerife do Condado de Giles disse que em duas ocasiões uma nota de dólar dobrada foi encontrada no chão em um posto de gasolina local. Quando a pessoa que encontrou, abriu a nota, havia uma substância branca em pó dentro.

A substância foi testada e deu positivo para metanfetamina e fentanil, disse a polícia que alertou ainda que a quantidade que havia é mais que suficiente para matar alguém.

O fentanil é um opióide sintético que é 50 a 100 vezes mais potente que a morfina, de acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Drogas. Caso seja inalado, pode provocar a morte de uma pessoa em poucos minutos.

De acordo com a Agência Antidrogas dos Estados Unidos, "não se espera que a exposição da pele leve à toxicidade devido à sua penetração extremamente baixa na barreira da pele, e os sintomas de intoxicação pela exposição da pele são improváveis". A agência sugere que, se a pele ficar contaminada com fentanil, deve-se lavar imediatamente as mãos com água.

"Esta é uma questão muito perigosa", disse o escritório do xerife no post.
Em um post no Facebook, a polícia pede que os pais e responsáveis conversem com as crianças para não pegar nenhuma nota de dólar dobrada na rua. Se o fizer, que esteja acompanhada de um adulto para evitar qualquer problema. "Esteja ciente e esteja seguro”, diz o post.