FDA autoriza vacina contra Covid em crianças de 6 meses a 5 anos

Por Arlaine Castro

Crianças de 12 anos ou menos cujos responsáveis atendem ao limite de renda qualificado serão elegíveis para a cobertura, independentemente de seu status de imigração.

A Food and Drug Administration (FDA) autorizou nesta sexta-feira, 17, que crianças a partir de 6 meses e até cinco anos tomem as vacinas da Moderna e da Pfizer contra a Covid-19.

A ação da FDA segue a recomendação unânime de seu painel consultivo para as injeções da Moderna e da Pfizer. Isso significa que crianças menores de 5 anos – cerca de 18 milhões de jovens – são elegíveis para as vacinas, cerca de 1 ano e meio após as vacinas terem sido disponibilizadas nos EUA para adultos, que foram os mais atingidos durante a pandemia.

A aprovação agora segue para o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que discutirá os dados dos testes clínicos entre hoje e sábado, 18. Se houver a liberação, a imunização começará já na semana que vem, segundo a agência de notícias AFP.

Pelos critérios da FDA, as três doses fabricadas pela Pfizer podem ser aplicadas em crianças de 6 meses a 4 anos; e as duas da Moderna, em pessoas de 6 meses a 5 anos.

Doses menores 

A vacina da Pfizer para crianças menores de 5 anos é um décimo da dose para adultos. São necessárias três injeções: as duas primeiras com três semanas de intervalo e as últimas pelo menos dois meses depois.

Moderna's são duas injeções, cada uma com um quarto de sua dose para adultos, administradas com cerca de quatro semanas de intervalo para crianças menores de 6 anos.

Embora as crianças pequenas geralmente não fiquem tão doentes com a COVID-19 quanto crianças mais velhas e adultos, suas hospitalizações aumentaram durante a onda ômicron e os consultores da FDA determinaram que os benefícios da vacinação superavam os riscos mínimos. Estudos da Moderna e da Pfizer mostraram que os efeitos colaterais, incluindo febre e fadiga, foram em sua maioria menores.

Dr. Robert M. Califf, comissário da FDA, disse em um comunicado que, "como vimos com grupos etários mais velhos, esperamos que as vacinas para crianças mais novas forneçam proteção contra os resultados mais graves do Covid-19 , com hospitalização e óbito”.

Nos Estados Unidos, há uma forte resistência na imunização de crianças de 5 a 11 anos: menos de 40% tomaram a primeira dose. No Brasil, mais de 80% delas estão com o esquema vacinal completo. Assim como no Brasil, crianças menores de 5 anos ainda não foram vacinadas nos Estados Unidos.

Há semanas, o governo Biden se prepara para lançar as vacinas para crianças pequenas, com estados, tribos, centros comunitários de saúde e farmácias autorizados a pré-encomendar milhões de doses. A autorização de uso emergencial da FDA permite que os fabricantes comecem a enviar vacinas para todo o país. As vacinações podem começar no início da próxima semana.

A Flórida é o único estado do país que não fez um pedido ao governo federal para doses do Covid-19 para crianças de 5 anos ou menos.