Mãe de brasileiro internado em estado grave no Havaí pede ajuda para ver o filho

Por Arlaine Castro

Paulo Teixeira está hospitalizado em estado grave por causa de uma meningite meningocócica no Havaí desde o dia 8 de maio.

A família do brasileiro Paulo Teixeira, que está hospitalizado em estado grave por causa de uma meningite meningocócica no Havaí, busca apoio para que a mãe, que mora em Minas Gerais, possa ir vê-lo.

Paulo está internado desde 8 de maio. Ele mora na Flórida e estava em viagem a passeio pela ilha quando foi acometido pela meningite e internado na UTI inconsciente, com falência de órgãos vitais e sepse (infecção generalizada).

O caso era tão grave que a equipe médica alertou a família que ele provavelmente não sobreviveria à primeira noite, quando precisou ser mantido ligado a aparelhos e medicamentos.

Felizmente, após alguns dias, ele apresentou melhora e saiu da UTI, mas seu quadro ainda é considerado muito grave. Os médicos disseram que ele pode precisar ficar no hospital por um longo período, pois a circulação ainda não retornou em suas pernas e mãos, e pode ter que amputar os membros, segundo a família.

“Ele já saiu da UTI e está no quarto. Aos poucos está começando a se alimentar e está recuperando a consciência. A previsão ainda é que ele fique internado por um longo período, já que a circulação das pernas e das mãos não voltou. Aguardando melhora do quadro de saúde para uma amputação dos membros”, contou ao Gazeta News o irmão, Rodrigo Teixeira.

Paulo teria perguntado pela mãe, segundo o irmão. Por isso, a família tenta agora arrecadar recursos para que ela possa vê-lo. De Juatuba (MG), onde mora, a mãe está tentando uma entrevista de emergência no consulado do Rio de Janeiro.

A campanha também está sendo mantida para pagar as despesas do hospital. Para ajudar, clique aqui

Surto de meningite

A meningite é uma inflamação de uma parte do cérebro e da medula espinhal que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e até lesões. No entanto, o surto atual nos EUA está sendo causada pela bactéria chamada Neisseria meningitidis, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

A meningite meningocócica pode ser contraída após longos períodos de contato próximo ou direto, como beijar ou compartilhar uma bebida.

A doença aparece pela primeira vez semelhante à gripe, com febre, dor de cabeça e rigidez no pescoço, e piora rapidamente, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Os dois tipos mais comuns de infecções meningocócicas são meningite e septicemia, que podem ser mortais em questão de horas. Na meningite, as bactérias infectam o revestimento do cérebro e da medula espinhal e causam inchaço.

A Flórida está vivenciando um surto de meningite não visto há décadas, alertou o Departamento Estadual de Saúde, que informou o registrou de 43 casos este ano, mais que o dobro da média de cinco anos do estado de 19 casos por ano e bem acima dos 27 casos relatados em 2021.