Centro Nacional de Furacões monitora três sistemas de tempestades no Atlântico

Por Arlaine Castro

Um dos sistemas se tornará uma depressão tropical tem 70% de chance de se desenvolver nos próximos cinco dias e 90% de chance nos próximos dois dias, mas atualmente não representa uma ameaça ao sul da Flórida.

Três sistemas de tempestades estão se formando no Oceano Atlântico, um dos quais provavelmente se tornará uma depressão tropical esta semana, disseram os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões em Miami. 

Segundo a previsão, um dos sistemas que se tornará uma depressão tropical deve se mover pelo Atlântico e depois pelo sudeste do Mar do Caribe de quarta a sexta-feira, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. Ele tem 70% de chance de se desenvolver nos próximos cinco dias e 90% de chance nos próximos dois dias, mas atualmente não representa uma ameaça ao sul da Flórida. 

Uma aeronave NOAA Hurricane Hunter está programada para investigar o sistema na tarde desta segunda-feira, 27.

Independentemente de seu desenvolvimento, a previsão é de que traga chuvas fortes para o extremo sudeste do Caribe e a costa nordeste da Venezuela na noite de terça-feira para quarta-feira.

O NHC também está observando outro sistema, no norte do Golfo do México, localizado mais perto do noroeste da Flórida. Esse sistema de baixa pressão estava produzindo chuva e trovoadas. Algum desenvolvimento lento é possível esta semana, à medida que se move oeste-sudoeste, a cerca de 10 mph, em direção às costas do sul do Texas e nordeste do México, de acordo com o National Hurricane Center.

Enquanto isso, uma perturbação tropical surgiu no extremo leste do Atlântico, na costa da África, o terceiro sistema que os meteorologistas disseram na segunda-feira que poderia se desenvolver à medida que se move para oeste-noroeste sobre o Atlântico central nesta semana.

Temporada Furacão 2022

As perspectivas da Colorado State University para a atual temporada de furacões no Atlântico, divulgadas no início de junho, preveem 20 tempestades nomeadas, 10 furacões e cinco grandes furacões.

Será uma temporada de furacões acima da média, segundo a previsão. A tempestade tropical Alex, a primeira tempestade nomeada do Atlântico em 2022, se desenvolveu em 5 de junho e se dissipou sobre o Oceano Atlântico cerca de 48 horas depois. A próxima tempestade nomeada a se formar no Atlântico seria chamada Bonnie. Fonte: Sun Sentinel.