Farmácias dos EUA limitam vendas de pílulas do dia seguinte

Por Arlaine Castro

Após a decisão da Suprema Corte, que anulou o direito constitucional ao aborto na semana passada, houve aumento na procura pela compra do medicamento.

As redes nacionais de farmácias CVS e Rite Aid estão limitando o número de pílulas anticoncepcionais do dia seguinte. A medida veio depois que a Suprema Corte anulou o direito constitucional ao aborto na semana passada, o que, consequentemente, gerou maior procura pela compra do medicamento.

A CVS disse na segunda-feira, 28, que está limitando temporariamente as compras das pílulas do dia seguinte a três caixas por transação para evitar uma escassez.

Em um comunicado, a rede de drogarias disse que tinha "ampla oferta" de Plan B e Aftera, dois produtos que podem ser tomados por mulheres para prevenir a gravidez após sexo desprotegido ou se um método anticoncepcional falhar.

“Para garantir acesso equitativo e fornecimento consistente nas prateleiras das lojas, implementamos um limite temporário de compra de três (caixas) para esses produtos”, disse a CVS em comunicado.

Os contraceptivos de emergência geralmente funcionam atrasando ou prevenindo a ovulação e destinam-se a ser um método alternativo de controle de natalidade. As drogas são distintas das drogas abortivas, que interrompem a gravidez. O plano B custa US$ 49,99 por um único comprimido, enquanto o Aftera custa US$ 39,99.

A Rite Aid também está limitando as compras de contraceptivos de emergência, incluindo pílulas da marca Plano B e Opção 2. Os clientes estão limitados a três comprimidos por pedido, de acordo com o site da rede de drogarias.

A Walgreens, outra grande rede de drogarias, disse que não tinha planos "no momento" de impor restrições às vendas de pílulas do dia seguinte. As pílulas do Plano B estão esgotadas no Walgreens.com, mas estão disponíveis em algumas lojas.

De acordo com o The Wall Street Journal, a rede de supermercados Walmart também estava limitando as vendas de pílulas do dia seguinte a quatro ou seis para pedidos a serem entregues até o final do mês, mas não para aqueles a serem enviados a partir do início de julho. A empresa não respondeu imediatamente a um pedido da AFP. Fonte: canal CBS.