O governador da Califórnia, Gavin Newsom, está concorrendo à reeleição na Califórnia, mas seu anúncio de televisão mais recente está sendo exibido na Flórida em provocação ao governador republicano Ron DeSantis.
O comercial de 30 segundos programado para ir ao ar na Fox News a partir desta segunda-feira, 4, traz provocações para DeSantis e suas políticas em educação, saúde e outros pontos, que contrastam com as da Califórnia.
"A liberdade está sob ataque em seu estado. Líderes republicanos estão proibindo livros, dificultando o voto, restringindo o discurso nas salas de aula e até criminalizando mulheres e médicos", diz Newsom enquanto imagens de DeSantis e do ex-presidente Donald Trump são exibidas.
"Peço a todos vocês que vivem na Flórida para se juntarem à luta. Ou juntem-se a nós na Califórnia, onde ainda acreditamos na liberdade - liberdade de expressão, liberdade de escolha, liberdade de ódio e liberdade de amar", diz Newsom.
O democrata tem promovido agressivamente o forte apoio da Califórnia aos direitos ao aborto, regulamentação de armas e proteção ambiental nos últimos dias, já que as decisões da Suprema Corte enfraqueceram as leis em todas as três áreas.
Uma lei da Flórida que proíbe o aborto após 15 semanas entraria em vigor na sexta-feira, 1º, mas um juiz bloqueou sua implementação. Sobre educação nas escolas públicas, o Departamento de Educação da Flórida proibiu o uso escolar de certos livros, dizendo que continham informações sobre tópicos proibidos, como teoria crítica da raça.
Newsom e DeSantis são rivais há algum tempo. O governador democrata se gabou repetidamente de que a Califórnia é economicamente mais saudável do que a Flórida, embora a taxa de desemprego da Califórnia tenha sido uma das mais altas do país.
Newsom disse que não tem interesse em concorrer à presidência, mas o anúncio certamente alimentará especulações de que o democrata de 54 anos está de olho no cargo nacional. DeSantis é um potencial candidato do Partido Republicano para a Casa Branca em 2024.
We’re about to celebrate Independence Day -- but Freedom is under attack by Republican leaders in states like Florida.
— Gavin Newsom (@GavinNewsom) July 3, 2022
Banning books.
Restricting speech.
Making it harder to vote.
Criminalizing women and doctors.
It’s time to stand up. Don’t let them take your freedom. pic.twitter.com/cFI5UzgZzX