Mulher é hospitalizada após pegar nota de dólar com fentanil no Tennessee

Por Arlaine Castro

. Renee Parsons disse que pegou o que ela acha que era uma nota de dólar com fentanil durante uma parada no McDonald's em Nashville.

Uma mulher de Lexington, Kentucky, teve uma overdose e alega que passou mal depois de pegar uma nota de um dólar no chão que supostamente estava com fentanil. 

O caso aconteceu no dia 10 de julho durante uma parada no McDonald's em Nashville, no Tennessee. Segundo Renee, ela e seu marido, Justin, estavam a caminho de uma conferência de trabalho em Dallas no domingo com dois de seus filhos. Eles pararam no McDonald's para ir ao banheiro e, ao entrar no estabelecimento, ela viu a nota no chão e pegou.

Ela então guardou a nota no bolso para ir ao banheiro. Eles voltaram para o carro para seguir viagem quando ela começou a se sentir mal. Seu corpo ficou dormente dentro de 10 minutos depois de pegar a nota e que mal conseguia falar ou respirar até que desmaiou.

No hospital, os testes preliminares não revelavam nenhuma droga em seu sistema. Mas Renee e Justin acreditam que a nota que ela pegou estava misturada com fentanil, considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

No entanto, a médica Rebecca Donald, especialista em fentanil do Vanderbilt University Medical Center, disse que acha improvável que a mulher tenha passado mal por causa da substância na nota.

Ela disse que o contato pele a pele não é uma maneira pela qual as pessoas são expostas a drogas em níveis que possam causar danos. Além disso, a quantidade era muito pouca para provocar uma overdose, mesmo que a mulher tenha aspirado sem querer ao tocar o nariz com as mãos sujas da nota.

“Isso exigiria mais volume de droga ou quantidade de droga”, disse Donald. “Certamente não é impossível que isso aconteça, mas alguém pensaria que seria uma quantia significativa que você pudesse ver nas mãos e na nota de dólar para entrar no organismo”.

Mas Renee tem outra explicação. “A mistura das minhas mãos molhadas e o álcool dos lenços, misturados com a reação do meu corpo a essa droga, poderia me custar a vida”, contou, detalhando que pegou um lenço umedecido logo depois de pegar na nota.

A Polícia Metropolitana está investigando, mas disse que os policiais não viram nenhum resíduo na nota de dólar, então não fizeram teste para fentanil, uma vez que ninguém foi acusado. A polícia ficou de destruir a nota.

No mês passado, o Gabinete do Xerife do Condado de Perry disse que houve dois incidentes separados nos quais metanfetamina e fentanil foram encontrados em notas de dólar dobradas no chão de um posto de gasolina.