CDC encerra monitoramento contra a covid-19 em cruzeiros

Por Arlaine Castro

O navio de cruzeiro do Norwegian Cruise Line que partiu de Miami, foram diagnosticados com covid-19. Ele retornou para a Flórida nesta quarta-feira, 5, após a viagem ser cancelada.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças encerraram seu programa de monitoramento diário da COVID-19 para navios de cruzeiro na segunda-feira, 18. A agência continuará com recomendações de cuidados e medidas preventivas, mas caberá às empresas de cruzeiros segui-las.

A mudança ocorre quando os níveis de capacidade e ocupação dos navios aumentaram, mais de dois anos após a pandemia encerrar o setor.

“O CDC trabalhou em estreita colaboração com a indústria de cruzeiros, autoridades de saúde estaduais, territoriais e locais e parceiros federais e portuários para fornecer um ambiente mais seguro e saudável para passageiros e tripulantes de cruzeiros”, diz o site da agência. “Os navios de cruzeiro têm acesso a orientações e ferramentas para gerenciar seus próprios programas de mitigação da COVID-19”.

A agência acrescentou ainda que "continuará publicando orientações para ajudar os navios de cruzeiro a continuarem a fornecer um ambiente mais seguro e saudável para a tripulação, passageiros e comunidades daqui para frente”.

Os navios continuarão relatando casos à agência, mas a atualização não será feita diariamente, diz o comunicado da agência.

A Cruise Lines International Association, a maior organização comercial do setor, saudou o fim do programa "em favor de um conjunto de diretrizes para operações de saúde pública em navios de cruzeiro", disse a porta-voz Anne Madison ao USA TODAY.