Onda de calor atinge 100 milhões de pessoas na costa leste e sul dos EUA

Por Arlaine Castro

O calor deve sufocar a Costa Leste durante o fim de semana, de acordo com o NWS.

Uma onda de calor implacável era esperada na costa leste e sul dos Estados Unidos pelo terceiro dia nesta quinta-feira, 21, e as temperaturas perigosamente altas provocaram alertas de meteorologistas sobre os perigos da desidratação e exposição.

Alertas e avisos de calor estavam em vigor da Carolina do Sul até partes da Nova Inglaterra, com índice de calor previsto em 41°C em Washington D.C. e perto disso na cidade de Nova York nesta quinta-feira, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS).

O calor deve sufocar a Costa Leste durante o fim de semana, de acordo com o NWS. Isso significa que um terço da população dos EUA está sob alertas de calor e alertas de calor excessivo, e mais de 80% da população dos EUA (cerca de 265 milhões de americanos) verá uma alta acima de 90 graus nos próximos sete dias.

As temperaturas mais altas, chegando aos três dígitos, serão mais uma vez centradas nas planícies do sul. Temperaturas recordes são possíveis hoje e amanhã para o sul dos EUA, incluindo Texas, Oklahoma e Novo México, e a Costa Leste.

Europa 

A onda de calor nos EUA segue as condições na Europa nesta semana que desencadearam incêndios florestais e estabeleceram temperaturas recordes no tipo de evento que os cientistas dizem que se tornará mais frequente com as mudanças climáticas.

Na última terça-feira (19), pelo menos 21 países europeus emitiram alertas de calor extremo. O Reino Unido, por exemplo, alcançou a temperatura recorde de 43 °C. As ondas de calor impulsionadas pelas mudanças climáticas vêm causando transtornos no continente europeu nas últimas duas semanas, comprometendo inclusive a infraestrutura de muitos locais.

O NWS e as autoridades locais pediram às pessoas que fiquem em casa, evitem atividades extenuantes e se mantenham hidratadas.

"Para reduzir o risco durante o trabalho ao ar livre... agende pausas frequentes para descanso em ambientes sombreados ou com ar condicionado", disse o NWS. "Qualquer pessoa atingida pelo calor deve ser transferida para um local fresco e sombreado."