Fabricante de bebidas lácteas faz recall por contaminação por bactérias

Por Arlaine Castro

Bebidas como o chocolate premier protein (imagem) estão em recall pela Lyons Magnus LLC .

A fabricante de alimentos Lyons Magnus LLC anunciou recall de várias bebidas, incluindo bebidas proteicas populares, cafés e leites à base de plantas, como leite de aveia, devido à potencial “contaminação microbiana”.

Em 29 de julho, a Food and Drug Administration (FDA) comunicou o recall voluntário e disse que a contaminação é pela Cronobacter sakazakii, uma bactéria que pode causar uma infecção rara, mas potencialmente grave.

Por enquanto, nenhuma doença foi relatada, segundo a FDA, mas uma análise preliminar descobriu que os produtos afetados “não atendiam às especificações comerciais de consumo”.

Uma enorme lista de bebidas está sendo recolhida – 53 itens, para ser específico – e inclui marcas de renome como Oatly's Barista Edition Oat Milk; Shakes de Proteína de Chocolate, Baunilha e Café Latte da Premier Protein (na caixa); caixas ColdCoffee e Oat Latte da Intelligentsia; e várias bebidas de café Stumptown.

Os produtos foram distribuídos em todo o país e os varejistas não foram especificados.

A FDA recomenda olhar o código do lote e a data de validade na parte superior da caixa (para caixas individuais) ou na lateral da caixa (para caixas multicarton) e compará-lo com o Lista de bebidas retiradas da FDA, uma vez que uma ampla gama de marcas e produtos individuais são afetados.

Cronobacter sakazakii

Cronobacter é um germe que pode viver em lugares muito secos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Foi detectado em alimentos secos, como fórmula infantil em pó, leite em pó, chás de ervas e amidos. A FDA enfatiza que as infecções ligadas ao Cronobacter sakazakii não são comuns, mas os possíveis sintomas podem incluir febre, vômito e infecção do trato urinário. Pessoas imunocomprometidas ou “vulneráveis”, incluindo crianças pequenas e idosos, podem enfrentar um risco maior de desenvolver uma infecção grave, diz a FDA, que precisaria ser tratada rapidamente com antibióticos.

Quem tiver um produto em recall, a FDA orienta o descarte imediato ou devolução ao local onde o comprou para obter um reembolso. Em caso de dúvidas, entre em contato com o Lyons Recall Support Center pelo telefone 800-627-0557 ou visitar seu site para obter mais informações.

Vale a pena notar: Cronobacter também esteve por trás do fechamento temporário das instalações da Abbott Nutrition em Sturgis, Michigan, o que contribuiu para a escassez de fórmulas infantis no início deste ano. Essa investigação está agora encerrada e a fábrica foi reaberta.