Jacaré de suporte emocional viraliza nas redes ao passear com dono na Filadélfia
Um pouco inusitado, os visitantes do Love Park na Filadélfia puderam ver de perto o WallyGator - um jacaré "bonzinho" de estimação e de suporte emocional do seu dono, Joie Henney, que mora na Pensilvânia e passou por um tratamento de um câncer.
Resgatador de répteis de longa data que trabalha com jacarés há 30 anos, Henney foi contatado por um amigo que trabalha na Flórida e que havia resgatado de uma lagoa um jacaré filhote em 2016.
"Na Flórida, os chamados "jacarés incômodos" devem ser sacrificados ou transferidos para cativeiro, explicou."Havia uma superabundância de jacarés naquela área", disse Henney.
Seu amigo levou o bebê jacaré, então com apenas 20 centímetros de comprimento e um pouco mais de um ano de idade, para a Pensilvânia. Assim começou uma relação única entre os dois.
"Wally tem sido bem diferente de qualquer jacaré com quem já lidei nos últimos 30 anos", disse Henney. "Ele não demonstra raiva. Ele não demonstra agressividade. Ele não demonstra desde o dia em que foi pego. Nunca conseguimos entender o porquê. Ele é simplesmente adorável. Ele dorme comigo, rouba meus travesseiros, rouba meus cobertores. Ele é simplesmente incrível."
A personalidade descontraída de Wally levou Henney a ter o primeiro jacaré licenciado como um animal de apoio emocional nos EUA. O jacaré proporcionou conforto quando ele precisou passar por tratamentos de radioterapia para o câncer.
Por ser dócil, o dono diz que a probabilidade de o jacaré morder alguém nem existe. "Wally é o único jacaré que eu já vi que se recusa a morder", disse ele. "É incompreensível - apenas difícil de acreditar."
Joie também afirma que o pet sente as emoções das pessoas e dá abraços para tentar animá-las. "Ele tem sido um grande apoio para mim durante minha batalha contra o câncer de próstata. Ele veio comigo para a radioterapia e trouxe alegria para outros pacientes, médicos e enfermeiros", diz.
Além de dar suporte emocional para seu dono, o jacaré também participa de ações em abrigos para idosos, como uma que aconteceu no Lancaster Senior Center, onde também ganhou - e deu - muito carinho.
Aos sete anos de idade, Wally está atualmente na liderança de um novo concurso de popularidade de animais de estimação, o America's Favorite Pet Animal Kingdom.