Novo painel online ajuda clientes que tiveram voos atrasados e cancelados

Por Arlaine Castro

No painel, que foi lançado na quinta-feira, 1 de setembro, os viajantes podem verificar que tipo de garantias, reembolsos ou compensações as principais companhias aéreas domésticas oferecem em caso de atrasos ou cancelamentos de voos.

Em meio a meses de cancelamentos e atrasos de voos em massa, o Departamento de Transportes lançou um painel de atendimento ao cliente para ajudar os passageiros.

No painel, que foi lançado na quinta-feira, 1 de setembro, os viajantes podem verificar que tipo de garantias, reembolsos ou compensações as principais companhias aéreas domésticas oferecem em caso de atrasos ou cancelamentos de voos.

O painel foi projetado para permitir que os viajantes façam compras e favoreçam as companhias aéreas que oferecem a melhor compensação.

“Os passageiros merecem transparência e clareza sobre o que esperar de uma companhia aérea quando houver um cancelamento ou interrupção”, disse Buttigieg em comunicado na quarta-feira. A nova ferramenta, disse ele, ajudará os viajantes a “compreender facilmente seus direitos, comparar as práticas das companhias aéreas e tomar decisões informadas”.

O painel faz parte de uma extensa campanha de pressão do secretário de Transportes Pete Buttigieg, que desafiou publicamente as principais operadoras a melhorar o serviço e a transparência após um verão marcado por cancelamentos e atrasos de voos. À medida que as viagens de verão voltavam a níveis quase pré-pandemia, as companhias aéreas lutavam para acompanhar o ritmo, com cancelamentos em massa sendo atribuídos à escassez de pessoal, principalmente entre os pilotos.

O painel compara as políticas de todas as principais companhias aéreas domésticas em questões como oferecer refeições para atrasos superiores a três horas e remarcar voos na mesma ou em outras companhias aéreas sem custo adicional. Ele se concentra no que chama de cancelamentos ou atrasos “controláveis” – ou seja, aqueles causados por problemas mecânicos, falta de pessoal ou atrasos na limpeza, abastecimento ou manuseio de bagagem. Atrasos ou cancelamentos causados por problemas climáticos ou de segurança não contam.

O Departamento de Transportes espera que o painel incentive a competição entre as companhias aéreas para oferecer mais transparência e as melhores proteções para os clientes.

Até agora este ano, as companhias aéreas cancelaram cerca de 146.000 voos, ou 2,6% de todos os voos, e quase 1,3 milhão de voos foram atrasados, de acordo com o serviço de rastreamento FlightAware. A taxa de cancelamentos aumentou cerca de um terço em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia, e a taxa de atrasos aumentou quase um quarto.