Furacão Earl se fortalece; costa leste pode ser afetada por fortes correntes de retorno

Por Arlaine Castro

Os ventos na região das Bermudas devem chegar a 118 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.

Toda a costa leste pode ser afetada por fortes correntes de retorno neste fim de semana, já que o furacão Earl ameaça as Bermudas, trazendo ventos fortes de pelo menos 90 mph (144 km) e potencialmente se fortalecendo para uma tempestade de categoria 3.

Um alerta de tempestade tropical está em vigor nas Bermudas, o que significa que os ventos nessa área devem chegar a 118 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. A região estava sob vigilância de furacões que foi suspensa na quinta-feira, mas os meteorologistas esperam que os ventos aumentem nesta sexta-feira, disse o centro de furacões.

E apesar da tempestade estar a centenas de quilômetros da costa dos EUA, condições perigosas de surfe e correntes de retorno “são esperadas ao longo da costa leste durante o fim de semana”, disse o Serviço Nacional de Meteorologia.

Os furacões têm o potencial de impactar a Costa Leste "mesmo quando permanecem longe o suficiente para que você nem perceba que existem", alertou o serviço meteorológico. "Os maiores impactos costeiros ocorrerão no Meio-Atlântico e Nordeste neste fim de semana".

Notavelmente, esses tipos de furacões podem produzir fortes ondas que liberam perigosas correntes de retorno para praias locais e áreas costeiras.

Meteorologistas em Wilmington, Carolina do Norte, também alertaram que ondas poderosas do furacão podem impactar a área pelo menos até domingo e podem levar a “surf áspero e pequenas inundações costeiras”.

Earl estava se movendo para o norte-nordeste a cerca de 15 mph na quinta-feira, e a chuva nas Bermudas deve cair entre 1 e 3 polegadas (25 a 75 mm) até sexta-feira. A tempestade já provocou ventos sustentados perto de 90 mph com rajadas ainda mais altas, disse o Centro Nacional de Furacões. Ele está previsto para se transformar em um poderoso ciclone pós-tropical no Atlântico no sábado, 10.

Um grande furacão é definido como uma tempestade de categoria 3 ou superior, o que significa que traria ventos de pelo menos 111 mph e pode causar perda significativa de vidas e danos, de acordo com o serviço meteorológico. Tempestades de categoria 3 podem atingir ventos de até 129 mph. A Escala de Ventos de Furacões Saffir-Simpson mede a força dos furacões em cinco categorias com base na velocidade dos ventos sustentados. Com informações da CNN.