Poliovírus é detectado em mais águas residuais perto de Nova York

Por Arlaine Castro

O poliovírus já havia sido detectado em águas residuais na cidade de Nova York e três condados ao norte: Rockland, Orange e Sullivan.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, disse na sexta-feira, 9, que o estado está intensificando seus esforços de combate à pólio, pois o vírus que causa a doença com risco de vida foi detectado nas águas residuais de mais um condado na área da cidade de Nova York.

As autoridades de saúde começaram a verificar sinais do vírus na água de esgoto depois que o primeiro caso de poliomielite nos Estados Unidos em quase uma década foi identificado em julho no condado de Rockland, ao norte da cidade. A última detecção envolveu uma amostra de esgoto coletada no mês passado no condado de Nassau, em Long Island, diretamente a leste da cidade.

A amostra está geneticamente ligada ao caso de pólio de Rockland e fornece mais evidências da expansão da disseminação da comunidade, disseram autoridades estaduais de saúde. O poliovírus já havia sido detectado em águas residuais na cidade de Nova York e três condados ao norte: Rockland, Orange e Sullivan.

Hochul declarou uma emergência de desastre estadual que permite que funcionários do EMS, parteiras e farmacêuticos administrem vacinas contra a poliomielite e permite que os médicos emitam ordens permanentes para a vacina. Os dados sobre imunizações serão usados para concentrar os esforços de vacinação onde são mais necessários.

"Sobre a pólio, simplesmente não podemos jogar os dados", disse a comissária estadual de saúde, Dra. Mary T. Bassett, em um comunicado preparado. "Se você ou seu filho não estão vacinados ou não estão em dia com as vacinas, o risco de doença paralítica é real. Peço aos nova-iorquinos que não aceitem nenhum risco."

As autoridades de saúde disseram que todos os residentes de Nova York não vacinados – incluindo crianças de 2 meses de idade, grávidas e aqueles que não completaram sua série de vacinas – devem ser imunizados imediatamente. Eles também pediram reforços para certas pessoas, como profissionais de saúde em áreas afetadas que tratam pacientes que podem ter poliomielite.

A taxa de vacinação contra a poliomielite em todo o estado é de 79%, mas os condados de Rockland, Orange e Sullivan tiveram taxas mais baixas.

Autoridades disseram que é possível que centenas de pessoas no estado tenham contraído poliomielite e não saibam. A maioria das pessoas infectadas com poliomielite não apresenta sintomas, mas ainda pode transmitir o vírus a outras pessoas por dias ou semanas.

O único caso confirmado em Nova York envolveu um jovem adulto não identificado que não foi vacinado. Fonte: Associated Press.

We're making it easier for New Yorkers to get their polio vaccine if they haven't already received it.@HealthNYGov is ramping up its vaccination efforts and EMTs, midwives, and pharmacists are now able to provide the vaccine.

Learn more: https://t.co/HKRa2Xgo2Y

— Governor Kathy Hochul (@GovKathyHochul) September 9, 2022