Taxas de hipotecas nos EUA atingem 6% desde a crise imobiliária de 2008

Por Arlaine Castro

A taxa de hipoteca de 30 anos subiu para 6,02% ante 5,89% na semana passada.

As taxas médias de hipotecas de longo prazo nos Estados Unidos subiram acima de 6% esta semana pela primeira vez desde a crise imobiliária de 2008, informou nesta quarta-feira, 21, Mortgage Bankers Association (MBA).

O comprador de hipotecas Freddie Mac informou que a taxa de 30 anos subiu para 6,02% ante 5,89% na semana passada.

A taxa média de longo prazo mais que dobrou desde um ano atrás e é a mais alta desde novembro de 2008, logo após o colapso do mercado imobiliário ter desencadeado a Grande Recessão. Há um ano, a taxa era de 2,86%.

O aumento das taxas de juros – em parte como resultado da pressão agressiva do Federal Reserve para conter a inflação – esfriou um mercado imobiliário que está aquecido há anos.

“As taxas de hipotecas seguiram o exemplo na semana passada, aumentando em todos os níveis, com a taxa fixa de 30 anos saltando 24 pontos base, para 6,25% – a mais alta desde outubro de 2008”, disse Joel Kan, vice-presidente associado de previsão econômica e industrial da MBA.

“Assim como as oscilações nas taxas e outras incertezas em torno do mercado imobiliário e da economia em geral, os pedidos de hipoteca aumentaram pela primeira vez em seis semanas, mas permaneceram bem abaixo dos níveis do ano passado, com pedidos de compra 30% mais baixos e atividade de refinanciamento 83%”, afirmou Kan.

Muitos potenciais compradores de casas estão sendo empurrados para fora do mercado, pois as taxas mais altas adicionaram centenas de dólares aos pagamentos mensais da hipoteca. As vendas de casas existentes nos EUA caíram por seis meses consecutivos, de acordo com a Associação Nacional de Corretores de Imóveis.

A taxa média de hipotecas de taxa fixa de 15 anos, populares entre aqueles que procuram refinanciar suas casas, subiu para 5,21%, de 5,16% na semana passada. No ano passado, nesta época, a taxa foi de 2,19%. Com informações da Reuters e Al Jazeera.