Após morte de estudante, escolas K-12 de Los Angeles fornecerão antídoto para overdose

Por Arlaine Castro

Pelo menos sete adolescentes tiveram overdose de pílulas provavelmente misturadas com fentanil nas últimas semanas, incluindo uma menina de 15 anos que morreu em uma das escolas.

O Distrito Escolar Unificado de Los Angeles fornecerá a todas as suas escolas um medicamento que pode reverter overdoses de opióides, depois que pelo menos sete adolescentes tiveram overdose de pílulas provavelmente misturadas com fentanil nas últimas semanas, incluindo uma menina de 15 anos que morreu em uma das escolas.

“Temos uma crise urgente em nossas mãos”, disse o superintendente distrital Alberto Carvalho em entrevista coletiva na quinta-feira, 23. Carvalho foi Superintendente das Escolas Públicas do Condado de Miami-Dade até dezembro de 2021, quando foi exercer o cargo pelo Distrito Escolar Unificado de Los Angeles.

Carvalho disse que doses de naloxona, também conhecida pela marca Narcan, serão fornecidas a todas as escolas k-12 (do jardim de infância ao 12º ano) nas próximas semanas – cerca de 1.400 escolas no total. O departamento de saúde pública do município fornecerá o medicamento gratuitamente.

O segundo maior distrito escolar do país também iniciará uma campanha educacional que inclui contato com os pais e aconselhamento para alertar os alunos sobre os perigos do fentanil.

Segundo a polícia, pelo menos sete adolescentes tiveram overdose no mês passado depois de tomar pílulas que provavelmente continham fentanil, um opióide sintético 80 a 100 vezes mais poderoso que a morfina.

A droga é frequentemente misturada em pílulas ilícitas feitas para parecerem analgésicos prescritos ou outros medicamentos.

A overdose mais recente ocorreu no sábado, e a polícia está investigando se essas pílulas estavam relacionadas à overdose fatal de 13 de setembro de Melanie Ramos em um banheiro da Bernstein High School, em Hollywood. A escola estava aberta naquela noite para jogos de futebol e vôlei, disseram as autoridades.

Ela e um colega de classe compraram uma pílula contendo fentanil de outro jovem, acreditando que era o analgésico prescrito Percocet, depois tomaram a droga no campus e perderam a consciência, disse o chefe de polícia de Los Angeles, Michel Moore, à Comissão de Polícia da cidade na terça-feira.

Mais cedo naquele dia, os paramédicos responderam a ligações separadas relatando possíveis overdoses de dois adolescentes na área de Lexington Park, a menos de 800 metros de Bernstein High e um grupo de outras escolas. Acredita-se que os adolescentes tenham sido alunos das escolas. Fonte: Associated Press.