Avô é acusado de homicídio culposo pela morte do neto de 2 anos dentro de carro

Por Arlaine Castro

Pelo menos 29 crianças deixadas dentro de veículos morreram este ano nos EUA, de acordo com o kidsandcars.org.

Um avô do Alabama está enfrentando uma acusação de homicídio culposo depois que seu neto de 2 anos morreu após ser esquecido em um veículo sob forte calor por sete horas, disseram autoridades na quarta-feira, 21.

Ian Wiesman, de dois anos de idade, morreu na terça-feira, 20, depois de ficar dentro de um caminhão por sete horas, enquanto as temperaturas giravam em torno de 90 graus Farenheit, disseram autoridades. William "Bill" Wiesman, de 56 anos, está sendo acusado de homicídio culposo e homicídio por negligência pela morte de seu neto.

Bill Wiesman disse às autoridades que achava que havia deixado seu neto na creche naquela manhã e não percebeu que a criança ainda estava presa em uma cadeirinha enquanto ia para o trabalho. A promotora distrital do condado de Blount, Pamela Casey, disse que Wiesman voltou ao caminhão três vezes naquele dia, mas disse às autoridades que não notou a criança.

Segundo a polícia, a criança, que estava presa em uma cadeirinha de carro voltada para a frente atrás do banco do motorista, foi descoberta quando Weisman dirigiu até a creche por volta das 15h da terça-feira para buscá-la.

As acusações indicam que as autoridades acreditam que a morte da criança não foi intencional. "Estes não são atos intencionais. São atos negligentes e ou atos imprudentes", disse Casey sobre as acusações. Ela disse que a investigação está em andamento.

Estatística

Pelo menos 29 crianças deixadas dentro de veículos morreram este ano nos EUA, incluindo seis neste mês, de acordo com um site que rastreia esses casos, o kidsandcars.org. Em junho, um bebê de 6 meses morreu depois de ser deixado por horas em um carro quente no Alabama, informou a WIAT, afiliada da CBS. Duas pessoas foram presas e acusadas de homicídio culposo.

No mesmo dia, na terça-feira, uma menina em Jacksonville também morreu ao ficar cerca de 1h esquecida dentro de um veículo. E em Houston, Texas, um homem foi baleado, seu SUV foi roubado com seu filho de 2 anos no banco de trás, o veículo foi abandonado e, em seguida, a criança foi encontrada morta dentro do banco de trás, de acordo com a Kids and Car Safety.

Se estiver 100 graus F lá fora, a temperatura dentro de um carro seria de 119 graus F em apenas 10 minutos. Depois de meia hora, a temperatura dentro do veículo seria de 134 graus, o que é “insustentável para uma criança pequena presa dentro de um assento de carro”, disse Mike Bettes, meteorologista do The Weather Channel, ao "CBS Evening News".

Para evitar mortes do tipo, mantenha os seguintes hábitos:

-Nunca deixe uma criança sozinha no carro.
-Olhe o interior do carro antes de trancá-lo.
-Se você vir uma criança em um carro quente, ligue para o 911.

O Conselho Nacional de Segurança recomenda que pais e cuidadores mantenham uma rotina e evitem distrações para reduzir o risco de esquecer uma criança em um veículo e orienta:

-Coloque uma bolsa, pasta ou até mesmo um sapato no banco de trás para forçá-lo a dar uma última olhada antes de ir embora.
-Quando estiver na garagem ou estacionamento de casa, mantenha as portas do carro trancadas para que as crianças não tenham acesso e ensine-as que carros não são áreas de lazer.
-Não há tempo seguro para deixar uma criança em um veículo, mesmo se você estiver apenas executando uma tarefa rápida, NUNCA DEIXE UMA CRIANÇA OU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO SOZINHOS NO CARRO. Leia mais dicas aqui.