Quais aeroportos estão abertos? Furacão Ian afeta as viagens aéreas na FL e em outros estados

Por Arlaine Castro

O Aeroporto Internacional de Tampa reabriu totalmente às 10h desta sexta-feira, 30.

Quase todos os aeroportos da Flórida estão abertos nesta sexta-feira, 30, quando o furacão Ian avança para o norte, mas os viajantes aéreos continuarão a sentir o impacto da tempestade por dias.

Pouco menos de 1.800 voos nos EUA foram cancelados na sexta-feira, incluindo muitos na Flórida, Geórgia e Carolinas, de acordo com a FlightAware, que rastreia o status dos voos em tempo real.

Os viajantes devem verificar o status do voo e remarcar através de suas respectivas companhias aéreas. Algumas companhias aéreas estabeleceram prazos para fazer alterações ou concluir viagens, mas todos os viajantes cujos voos foram cancelados são elegíveis para reembolso, de acordo com o Departamento de Transportes dos EUA.

Aberto ou fechado?

Aeroporto Internacional de Jacksonville (JAX)

O aeroporto retomaria gradualmente as operações ao meio-dia desta sexta-feira, com "algumas companhias aéreas operando em horários reduzidos", disse o aeroporto via Twitter. Os viajantes foram orientados a entrar em contato com suas companhias aéreas para remarcar. As atualizações estão disponíveis através de @JAXairport no Twitter e jaxready.com/ian.

Aeroporto Internacional de Orlando (MCO)

O aeroporto retomará os voos de passageiros após o meio-dia desta sexta-feira. "Os viajantes são aconselhados a não chegar ao aeroporto para sua partida antes de verificar a situação do voo, para que o aeroporto e os parceiros possam preparar áreas de trabalho para melhor atender nossos clientes", anunciou o aeroporto via Twitter. Para atualizações, verifique a página do Twitter do Aeroporto Internacional de Orlando @MCO ou o site.

Aeroporto Internacional de Melbourne Orlando (MLB)

O aeroporto reabriu às 6h desta sexta-feira e retomou as operações normais. Para obter mais informações, consulte a página do Twitter do Aeroporto Internacional de Melbourne Orlando @FlyMLB ou o site.

Aeroporto Internacional de Tampa (TPA)

O aeroporto reabriu totalmente às 10h desta sexta-feira. Os passageiros ainda são aconselhados a verificar o status do voo com suas companhias aéreas e chegar pelo menos duas horas antes das partidas programadas. Verifique @FlyTPA no Twitter ou no site do aeroporto para obter mais informações.

Aeroporto Internacional St. Pete-Clearwater (PIE)

O aeroporto reabriu na manhã desta sexta-feira, mas alguns voos ainda podem ser afetados. Os viajantes devem verificar com suas companhias aéreas antes de sair. Mais informações podem ser encontradas na página do Twitter do Aeroporto Internacional St. Pete-Clearwater @iflypie e no site.

Aeroporto Internacional Sarasota Bradenton (SRQ)

O aeroporto anunciou na quinta-feira que reabriria nesta sexta-feira, mas não especificou o horário e pediu aos viajantes que verifiquem as informações de voo com suas companhias aéreas. Atualizações adicionais podem estar disponíveis na página do Twitter do aeroporto @SRQAirport e no site.

Aeroporto Internacional do Sudoeste da Flórida (RSW)

O aeroporto continua fechado. “O RSW será aberto quando a energia e a água forem restauradas e pudermos operar com segurança para voos”, postou o aeroporto no Facebook na sexta-feira. Os viajantes podem seguir a página do aeroporto no Facebook @flyRSW e o site para atualizações e devem entrar em contato com suas respectivas companhias aéreas para remarcar a viagem.

Aeroporto Internacional de Palm Beach (PBI)

O aeroporto está aberto, mas os viajantes ainda devem verificar com suas companhias aéreas se há cancelamentos ou atrasos antes de sair. Atualizações adicionais podem ser encontradas na página do Twitter do Aeroporto Internacional de Palm Beach @flyPBI e no site.

Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood (FLL)

O aeroporto está aberto, mas alguns voos ainda podem ser cancelados ou atrasados. Os viajantes devem verificar com suas companhias aéreas. Mais informações podem ser encontradas na página do Twitter do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood @FLLFlyer e no site.

Aeroporto Internacional de Miami (MIA)

O aeroporto está aberto, mas vários voos são cancelados ou atrasados, portanto, os viajantes devem verificar o status do voo com sua companhia aérea antes de sair. Para mais atualizações, consulte a página do Twitter do Aeroporto Internacional de Miami @iflymia ou o site.

Carolina do Sul

A Charleston International deve reabrir o aeródromo às 6h de 1º de outubro, de acordo com o porta-voz Spencer Pryor.

Aeroporto Internacional de Charleston (CHS)

O aeródromo do Aeroporto Internacional de Charleston foi fechado por causa dos ventos fortes do furacão Ian, anunciou o aeroporto na manhã de sexta-feira no Twitter. Há planos para reabrir às 6h de sábado, 1 de outubro.

Noventa por cento dos voos de sexta-feira no Aeroporto Internacional de Charleston foram cancelados, de acordo com a FlightAware. "Continuamos a trabalhar com nossos parceiros federais e a Joint Base Charleston para monitorar os padrões climáticos do furacão Ian e qualquer impacto potencial que possa ter na área de Lowcountry", disse o aeroporto em seu site.

Aeroporto Internacional de Myrtle Beach (MYR)

O aeroporto planejava permanecer aberto de acordo com sua página no Twitter, mas 90% dos voos de sexta-feira foram cancelados de acordo com a FlightAware. Os viajantes devem verificar com suas companhias aéreas e podem seguir a página do Twitter do aeroporto @flymyrtlebeach e o site para atualizações.

Aeroporto Internacional de Greenville-Spartanburg (GSP)

"O GSP está aberto e operacional. Por favor, verifique com sua companhia aérea as atualizações de status do voo se você estiver viajando hoje", postou o aeroporto no Twitter na manhã de sexta-feira. Os viajantes podem seguir a página do Twitter do aeroporto @GSPAirport e o site para obter mais informações.

Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson Atlanta (ATL)

O principal aeroporto de Atlanta, um dos mais movimentados do mundo, permanece aberto na sexta-feira. “A ATL está monitorando o furacão Ian e trabalhando diligentemente para minimizar qualquer impacto nas operações do aeroporto”, disse o aeroporto em um tweet fixado no topo de sua página do Twitter @ATLairport. “Os viajantes devem verificar com sua companhia aérea as informações de voo mais atualizadas e monitorar os canais de mídia social do aeroporto para atualizações”. Mais informações também podem estar disponíveis no site do aeroporto.

Aeroporto Internacional de Savannah/Hilton Head (SAV)

O aeroporto permanece aberto, mas alguns voos foram interrompidos. O aeroporto aconselha os viajantes a verificar o status do voo com suas respectivas companhias aéreas. Mais informações podem ser encontradas na página do Twitter do aeroporto @fly_SAV e no site.

Fonte: USA Today.