Novo monstro marinho pré-histórico é descoberto em Wyoming

Por Arlaine Castro

Serpentisuchops, descrito como uma "besta que nadava nos mares enquanto os dinossauros andavam pela Terra há 70 milhões de anos", pertence ao grupo de animais conhecidos como plesiossauros.

Não é sempre que os pesquisadores descobrem novas criaturas pré-históricas, mas uma equipe descobriu recentemente um dos répteis mais diferentes já vistos em muito tempo. Serpentisuchops, apelidado de "Snakey Crocodile-Face" ou “cobra com cara de crocodilo" (em tradução literal) era um enorme réptil marinho que viveu na época dos dinossauros, cerca de 70 milhões de anos atrás.

Uma equipe liderada pelo professor de geologia do College of Charleston, Scott Persons, está por trás da descoberta do Serpentisuchops, descrito como uma “besta que nadava nos mares enquanto os dinossauros andavam pela Terra há 70 milhões de anos”. Pertence ao grupo de animais conhecidos como plesiossauros.

A criatura tem um longo pescoço que lembra serpente e longas mandíbulas semelhantes a crocodilos, uma espécie de anomalia para os plesiossauros.

“Quando eu era estudante”, disse Persons, “foi ensinado que todos os plesiossauros de evolução tardia se enquadram em uma das duas categorias anatômicas: aqueles com pescoço muito longo e cabeça pequena, e aqueles com pescoço curto e mandíbula muito longa. Bem, nosso novo animal confunde totalmente essas categorias.”

Os restos dos Serpentisuchops foram encontrados no leste de Wyoming com o esqueleto do longo pescoço da criatura perfeitamente preservado.

“As vértebras do pescoço continuaram”, diz Persons. “Para comparação, seu próprio pescoço tem apenas sete vértebras. Serpentisuchops tem trinta e dois.”

Os pesquisadores dizem que a “preservação extraordinária” se deve ao espécime afundando no fundo do mar e permanecendo enterrado por sedimentos de grão fino até sua descoberta 70 milhões de anos depois.

Com base na nova descoberta, a equipe de pesquisa sugere que espécies mais antigas de plesiossauros devem ser reavaliadas para garantir que seus tamanhos de pescoço não tenham sido submensurados.