Filho de brasileiros é eleito deputado republicano por Nova York

Por Arlaine Castro

George Santos é filho de uma mãe de Niterói (RJ) e o pai é de Belo Horizonte (MG) e nasceu em 1988 no bairro Queens, em Nova York.

Filho de pais brasileiros, George Santos, de 34 anos, foi eleito o primeiro parlamentar abertamente gay do Partido Republicano dos Estados Unidos. O deputado pelo estado de Nova York é aliado de Donald Trump.

Santos conquistou 142.472 votos, e garantiu a cadeira com 54,1% da preferência do eleitorado local. Ele venceu o democrata Robert Zimmerman, no 3º Distrito do Congresso de Nova York, em uma disputa considerada histórica. Pela primeira vez, dois candidatos abertamente homossexuais concorreram à mesma vaga.

Fruto do relacionamento de mãe fluminense com um pai mineiro, o deputado nasceu no bairro Queens, em Nova York. A vitória dele foi considerada surpreendente, dado o histórico da cidade, que costuma eleger candidatos democratas.

O deputado eleito, no entanto, não tem a causa LGBTQIA+ entre suas pautas prioritárias. As propostas dele giram em torno de temáticas econômicas, após uma carreira bem-sucedida no mercado financeiro, e da luta pelos direitos dos imigrantes.

Em um comunicado após sair o resultado, Santos prometeu fazer oposição ao governo de Joe Biden. “Ainda há muito a fazer pelo país. O sonho americano ainda está em perigo sob a administração de Biden”, defendeu, no Twitter. “Usarei minhas habilidades para aliviar a pesada inflação e tornar nossas comunidades seguras.”

Raízes

George é neto de judeus que fugiram da Ucrânia no início do século passado. Eles se estabeleceram na Bélgica, mas saíram do país durante a 2ª Guerra Mundial. O novo destino foi Niterói (RJ), onde a mãe do deputado eleito nasceu.

Na década de 1980, ela imigrou legalmente para os EUA, onde começou a trabalhar como faxineira. Já em território norte-americano, conheceu o pai de George, um mineiro de Belo Horizonte que trabalhava como pintor e havia chegado no país estrangeiro na mesma época.

Em 1988, Santos nasceu no bairro Queens, na cidade de Nova York, onde cresceu e foi criado majoritariamente pela mãe, após os pais se separarem. Ele construiu uma carreira no mercado financeiro, mas decidiu migrar para a política há cerca de três anos e meio.

Eleições de meio de mandato

Os norte-americanos foram às urnas urnas, na terça-feira (8/11), para definir a composição do Congresso dos Estados Unidos. A eleição de meio mandato, como é chamada, serve como uma espécie de referendo em relação ao ocupante da Casa Branca, Joe Biden, que tentará manter a maioria de parlamentares aliados no controle.

A votação ainda está sendo contabilizada. Estão em jogo a totalidade da Câmara de Representantes (435 vagas), 30 dos 100 assentos no Senado, além de 36 cargos de governadores e a renovação de praticamente todas as assembleias locais.