Saiba quais são os fatores-chave que afetam a acessibilidade da casa própria nos Estados Unidos

Três medidas usadas para estabelecer a acessibilidade das casas são: preços dos imóveis, taxas de interesse e salários.

Por Neise Cordeiro

Embora os preços ainda estejam elevados em muitos mercados, algumas áreas estão registrando leves quedas.

Sempre que há um segmento de notícias sobre o mercado imobiliário, ouvimos sobre os desafios de acessibilidade que os compradores enfrentam hoje. Essas manchetes estão focadas em quanto as taxas de interesse subiram este ano, e embora seja verdade, é importante lembrar que elas não são o único fator na equação de acessibilidade.

Aqui estão as três medidas usadas para estabelecer a acessibilidade das casas:

1. Taxas de interesse

Este é o fator no qual a maioria das pessoas se concentra quando fala sobre as condições de compra de uma casa hoje. Até agora, as taxas atuais estão quase quatro pontos percentuais a mais do que no início do ano.

Len Kiefer, vice-economista-chefe da Freddie Mac, disse que as taxas de hipoteca fixa de 30 anos nos Estados Unidos aumentaram 3,83 pontos percentuais desde o final do ano passado, sendo esse o maior aumento acumulado no ano nas taxas de interesse em mais de 50 anos.

Esse aumento vem afetando o custo de financiar a compra de uma casa, criando um desafio para muitos compradores que estão preferindo se retirar do mercado. Embora a atual incerteza global torne difícil projetar para onde as taxas de interesse seguirão no futuro, os especialistas dizem que elas provavelmente permanecerão altas enquanto a inflação permanecer elevada.

2. Preços dos imóveis

Os preços dos imóveis ganharam as manchetes nos últimos anos porque dispararam durante a pandemia. Agora, o Índice de Preços Home Proce Index mais recente da S&P Case-Shiller mostra que os valores das casas continuaram a desacelerar pelo quinto mês consecutivo.

Essa desaceleração está acontecendo porque as altas taxas de interesse estão moderando a demanda e, como resultado, facilitando a competição e as guerras de lances que anteriormente elevavam os preços. O que vale a pena notar, porém, é o quanto os preços das casas ainda estão mais altos do que antes da pandemia (mostrado em azul no gráfico acima).

Mesmo agora, temos um longo caminho a percorrer para chegar a níveis mais normais de valorização do preço, que historicamente está mais próximo de 4%. Quando as taxas de hipoteca e os preços das casas são altos, a acessibilidade e seu poder de compra se tornam um desafio maior. Mas, embora os preços ainda estejam elevados em muitos mercados, algumas áreas estão registrando leves quedas. Tudo depende do mercado local, o que um profissional imobiliário poderá ajudar com informações atualizadas.

3. Salários

O único grande componente positivo na equação de acessibilidade é o aumento dos salários americanos.

Dados do Bureau of Labor Statistics (BLS) mostram como os salários cresceram ao longo do tempo. Este ano não é exceção. Os ganhos semanais médios dos 120,2 milhões de trabalhadores assalariados de tempo integral e assalariados do país foram de US$ 1.070 no terceiro trimestre de 2022 (sem ajuste sazonal), o que foi 6,9% maior do que no ano anterior.

Portanto, quando você pensa em acessibilidade, lembre-se de que o quadro completo inclui mais do que apenas as taxas de interesse. Os preços das casas e os salários também precisam ser levados em consideração. Como os salários estão subindo, eles são um grande motivo pelo qual compradores sérios e preparados ainda estão comprando casas este ano.

A presidente da Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR), Leslie Rouda Smith, diz que “Comprar ou vender uma casa envolve uma série de requisitos e variáveis, e é importante ter alguém ao seu lado do início ao fim para tornar o processo o mais tranquilo possível… e objetividade para fornecer experiência confiável aos consumidores em todos os zip codes dos EUA. ”

Nunca é demais lembrar a todos que busquem orientação de profissionais licenciados na hora de comprar ou vender um imóvel. Um consultor imobiliário e/ou um agente de empréstimos pode explicar como todas essas variáveis funcionam juntas e o que está acontecendo em sua área.

Neise Cordeiro
Realtor®
(407) 603-7072
Instagram: @neiserealtorfl