Tiroteio dentro do Walmart na Virgínia deixa ao menos 7 mortos

Por Arlaine Castro

Um gerente do Walmart abriu fogo contra colegas de trabalho reunidos na sala de descanso da loja na cidade de Chesapeake por volta das 22 horas de terça, 22.

Um tiroteio dentro de um supermercado do Walmart na Virgínia na noite da última terça-feira, 22, deixou ao menos sete mortos e várias pessoas feridas, incluindo o atirador.

Segundo a investigação, um gerente do Walmart abriu fogo contra colegas de trabalho reunidos na sala de descanso da loja na cidade Chesapeake por volta das 22 horas. "Eu olhei para cima, e meu gerente acabou de abrir a porta e ele simplesmente abriu fogo", disse funcionária Briana Tyler ao "Good Morning America", da ABC, acrescentando que "várias pessoas" caíram no chão. "Ele não disse uma palavra, ele não disse nada", disse ela.

O atirador, que aparentemente se matou logo depois, já estava sem vida quando a polícia o encontrou, disse o chefe de polícia de Chesapeake, Mark G. Solesky. Não havia motivo claro para o ataque, segundo a polícia.

Os agentes de segurança teriam respondido a um chamado às 22h15 e perceberam evidências de um tiroteio assim que chegaram ao local. Ao longo de 35 a 40 minutos, os policiais encontraram vários mortos e feridos na loja e reuniram equipes de resgate e táticas para entrar e atender às vítimas.

A polícia acredita que havia apenas um único atirador e que ele parou de atirar quando os agentes chegaram ao local. Um dos policiais comentou não acreditar que a polícia também tenha disparado após chegar à cena do crime, mas que também não tinha certeza se o atirador teria atirado em si mesmo.

“Estamos chocados com este trágico evento em nossa loja em Chesapeake, Virgínia”, twittou o Walmart nesta quarta-feira, 23. “Estamos orando pelos afetados, pela comunidade e por nossos associados. Estamos trabalhando em estreita colaboração com a aplicação da lei e estamos focados em apoiar nossos associados”, disse o tweet. Mike Kafka, porta-voz da Sentara Healthcare, disse em uma mensagem de texto que cinco pacientes do Walmart estão sendo tratados no Norfolk General Hospital. Suas condições não estavam imediatamente disponíveis.

O tiroteio na Virgínia ocorre três dias depois que uma pessoa abriu fogo em uma boate gay no Colorado, matando cinco pessoas e ferindo 17. A pessoa que atirou, que é uma pessoa trans não-binária, foi presa depois que os clientes do clube a abordaram e espancaram. Ambos tiroteios acontecem em um ano em que o país foi abalado pela morte de 21 pessoas em um tiroteio em uma escola em Uvalde, Texas. O tiroteio desta terça também trouxe de volta memórias de outro tiroteio em um Walmart em 2019, quando um atirador, que a polícia disse ter como alvo mexicanos, abriu fogo em uma loja em El Paso e matou 22 pessoas. O Walmart não tinha segurança de plantão naquele dia.

Um banco de dados administrado pela Associated Press, USA Today e Northeastern University, que rastreia todos os assassinatos em massa na América desde 2006, mostra que este ano foi especialmente ruim. Os EUA. já teve 40 assassinatos em massa até agora este ano, perdendo para os 45 ocorridos em todo o ano de 2019. O banco de dados define um assassinato em massa como pelo menos quatro pessoas mortas, sem incluir o assassino. Fonte: Associated Press.