Acima das estimativas, EUA criam 263 mil empregos em novembro
O relatório de emprego dos Estados Unidos, mais conhecido como Payroll, apontou para 263 mil vagas criadas em novembro, acima das 200 mil esperadas pelos pelos economistas da Bloomberg, conforme divulgado pelo Departamento do Trabalho americano na manhã desta sexta-feira, 2.
Apesar de o número ser inferior aos 284 mil do mês anterior, os números mostram um mercado de trabalho ainda aquecido, o que mantém as expectativas sobre o aperto da política monetária pelo Federal Reserve Bank.
A taxa de desemprego permaneceu estável em 3,7%.
Em novembro, os ganhos médios por hora de todos os funcionários com folhas de pagamento privadas não agrícolas aumentaram em 18 centavos, ou 0,6%, atingindo US$ 32,82. Nos últimos 12 meses, o salário médio por hora registrou elevação de 5,1%. O rendimento médio do setor privado para funcionários de produção subiu 19 centavos, ou 0,7%, para US$ 28,10.
O número de desempregados ficou inalterado em 6 milhões de pessoas em novembro. Entre os principais grupos aferidos, a taxa para homens adultos sem trabalho ficou em 3,4%; para mulheres adultas, em 3,3%; adolescentes, 11,3%; brancos, 3,2%; negros 5,7%; asiáticos, 2,7%; e hispânicos 3,9%.
Os dados de outubro coletados pelo órgão americano também foram revisados para cima. Agora, mostram a criação de 284 mil vagas em vez das 261 mil divulgadas anteriormente.
Fonte: Reuters.