Atirador mata 10 pessoas na Califórnia e é encontrado morto

Por Arlaine Castro

As comemorações do Ano Novo Lunar chinês estavam acontecendo no Monterey Park, conhecido por sua grande população asiática.

Pelo menos 10 pessoas foram mortas e outras 10 ficaram feridas em um tiroteio em uma boate em Monterey Park, Califórnia, segundo o Departamento do Xerife do Condado de Los Angeles.

O atirador fugiu do local, mas foi encontrado morto dentro de uma van de carga. A motivação do ataque ainda não está clara. As comemorações do Ano Novo Lunar chinês estavam acontecendo no Monterey Park, conhecido por sua grande população asiática.

“Há pelo menos 10 vítimas adicionais que foram transportadas para vários hospitais locais e estão listadas em várias condições, de estável a crítica”, acrescentou Meyer.

O tiroteio aconteceu perto da área do festival do Ano Novo Lunar de Monterey Park, cerca de 11 km a leste do centro Los Angeles, que estava programado para acontecer até as 21h (horário local) de sábado (21), na Garvey Avenue, entre as avenidas Garfield e Alhambra.

Ele entrou no estúdio, mas segundo a polícia, duas pessoas conseguiram arrancar a arma dele antes que ele escapasse.

Brandon Tsay, um programador de 26 anos e operador do salão de dança familiar, disse ao New York Times que foi ele quem desarmou o atirador sozinho. Ele disse que Tran estava "olhando para mim e olhando em volta, sem esconder que estava tentando fazer mal".

De acordo com a Casa Branca, o presidente Joe Biden e a vice-presidente, Kamala Harris, foram informados sobre o ataque. O FBI investiga o tiroteio.

Os eventos anteriores do Ano Novo Lunar na cidade atraíram multidões estimadas em mais de 100 mil pessoas de todo o sul da Califórnia, de acordo com a cidade. Não está claro quantas pessoas ainda estavam reunidas na área quando os tiros foram disparados.

Monterey Park é uma cidade no vale de San Gabriel, no condado de Los Angeles, a cerca de 11 quilômetros do centro de Los Angeles.