Terceiro tiroteio em menos de uma semana na Califórnia deixa sete mortos

Por Arlaine Castro

O suspeito Zhao Chunli, 67, foi preso depois de dirigir para uma delegacia de polícia na cidade costeira de Half Moon Bay, onde se entregou.

Sete pessoas foram mortas em dois tiroteios relacionados na última segunda-feira, 23, em fazendas perto de Half Moon Bay, uma comunidade a 50 quilômetros de São Francisco, no norte da California.  O ataque marca o terceiro assassinato em massa do Estado em menos de uma semana.

Um homem matou a tiros sete ex-colegas de trabalho. Os ataques ocorreram na cidade costeira de Half Moon Bay e as vítimas eram todos trabalhadores agrícolas sino-americanos (americanos de ascendência chinesa).

O suspeito Zhao Chunli, 67, foi preso depois de dirigir para uma delegacia de polícia, onde se entregou.

O estado lamentava a morte de 11 pessoas em Monterey Park - cerca de seis horas a sudeste de Half Moon Bay - durante as celebrações do Ano Novo Lunar da China no último sábado, 21. E há pouco mais de uma semana, seis pessoas, incluindo uma mãe adolescente e um bebê, foram mortas em uma propriedade em Goshen, no centro da Califórnia.

O ataque em Half Moon Bay é o 39º tiroteio em massa em apenas 24 dias de 2023, de acordo com o Gun Violence Archive.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, twittou que estava em uma reunião no hospital com as vítimas do tiroteio em massa anterior quando foi retirado para ser informado sobre o segundo ataque, descrevendo-o como "tragédia após tragédia".

O último derramamento de sangue a atingir o estado ocorreu em duas fazendas ao redor da comunidade de Half Moon Bay.

Várias crianças que haviam saído da escola recentemente e viviam na propriedade rural viram o ataque acontecer, disse a xerife do condado de San Mateo, Christina Corpus.

Com informações da BBC.