A Suprema Corte pode proferir uma decisão a qualquer momento no caso Associação Nacional para os Direitos de Armas v. Cidade de Naperville, um caso que pode legalizar armas semiautomáticas e pentes de alta capacidade em todos os 50 estados.
O caso desafia um decreto de Naperville, Illinois, e uma lei estadual semelhante de Illinois, ambas as quais proíbem 'armas de assalto'*, que a lei estadual define para incluir certos rifles semiautomáticos, como AR-15s e AK-47s. Além disso, a lei estadual proíbe a venda de um “dispositivo de alimentação de munição de grande capacidade”, que o estatuto define como revistas de armas longas que contêm mais de 10 cartuchos de munição ou revistas de armas curtas que contêm mais de 15 balas.
Os demandantes, que incluem o dono de uma loja de armas e um grupo de direitos de armas, alegam que os dois estatutos violam a Segunda Emenda.
Se a Suprema Corte aceitar esse argumento e derrubar essas leis, isso terá implicações abrangentes para todo o país. Essa decisão precisaria ser seguida em todo o país - o que provavelmente significaria que nem qualquer estado nem o Congresso dos EUA poderiam proibir fuzis de assalto ou pentes de alta capacidade.
Fonte: Vox.
*Fuzil semi-automático que se parece com os rifles de assalto usadas pelos militares. Um rifle AR-15, como o usado em alguns tiroteios em massa, é um exemplo desse tipo de arma.