Padrasto e enteado de 14 anos morrem após trilha sob calor extremo no Texas

Por Arlaine Castro

Eles estavam fazendo uma trilha no Parque Nacional Big Bend, no oeste do Texas. No dia, a temperatura era de 119 graus Fahrenheit (48 graus Celsius), de acordo com o National Park Service.

Um morador da Flórida e seu enteado de 14 anos morreram depois de caminhar sob calor extremo no Parque Nacional Big Bend, no oeste do Texas, segundo autoridades.

O homem de 31 anos estava caminhando na trilha Marufo Vega na sexta-feira, 23, com seus dois enteados, de 14 e 21 anos.

As temperaturas no dia estavam de 119 graus Fahrenheit (48 graus Celsius), de acordo com o National Park Service. O parque, como outras partes do Texas, está passando por calor extremo com altas temperaturas diárias variando de 110 graus Fahrenheit (43 graus Celsius) a 119 graus Fahrenheit.

O garoto de 14 anos passou mal durante a caminhada e perdeu a consciência. Seu padrasto voltou para o veículo para buscar ajuda enquanto o irmão mais velho do menino tentava carregá-lo de volta ao início da trilha, de acordo com o serviço do parque.

As autoridades foram alertadas sobre a emergência às 18h na sexta-feira. Uma equipe de guardas florestais e agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA chegaram ao local às 19h30 e descobriu que o garoto de 14 anos já estava morto.

Os agentes começaram a procurar o pai e às 20h descobriram que seu veículo havia batido em um aterro em Boquillas Overlook. O homem foi declarado morto no local do acidente, disse o serviço do parque.

Os nomes das duas vítimas não foram imediatamente divulgados pelas autoridades, e as causas de suas mortes não foram imediatamente conhecidas.

“A trilha Marufo Vega serpenteia por um deserto extremamente acidentado e penhascos rochosos na parte mais quente do Parque Nacional Big Bend. Nenhuma sombra ou água torna esta trilha extenuante perigosa para tentar no calor do verão”, disse o serviço do parque em um comunicado à imprensa.

No sábado, um alerta de calor extremo estava em vigor para as áreas desérticas de Big Bend. O National Park Service disse que "os caminhantes devem sair das trilhas à tarde" e aconselhou os caminhantes a se manterem hidratados e limitarem sua exposição.

Em março, uma mulher de 64 anos desmaiou e morreu durante uma caminhada em Big Bend. Em fevereiro, um homem de 56 anos morreu depois de sentir dores no peito enquanto caminhava pela Trilha Pinnacles do parque.

Fonte: Associated Press.