Cidade de Nova York aposta em nova arma para exterminar ratos

A estratégia envolve bombear monóxido de carbono diretamente nas tocas em calçadas.

Por Arlaine Castro

Infestação de ratos virou caso de saúde pública em Nova York.

Empire State Building. Estátua da Liberdade. Central Park. Times Square. A cidade de Nova York vem lidando com uma infestação maior de ratos que ameaça a saúde pública e uma nova arma tem dado resultado.

As autoridades da cidade de Nova York encontraram uma nova maneira eficaz de matar os ratos: bombear monóxido de carbono diretamente nas tocas. Foi tão eficaz que os ratos de uma rua do Upper East Side foram praticamente todos exterminados, disseram as autoridades.

A vereadora Julie Menin disse que o método eliminou com sucesso mais de 100 tocas de ratos em um trecho da East 86th Street desde que o esforço foi lançado no ano passado devido ao grande número de reclamações sobre ratos na área, em parte devido a todas as lojas de varejo e lixo que ficam de fora. A estratégia envolve bombear monóxido de carbono diretamente nas tocas dos ratos encontradas nos canteiros das árvores nas calçadas.

“O método demonstrou uma taxa de erradicação impressionante de quase 100% nas covas das árvores onde foi aplicado”, disse o escritório de Menin em um comunicado, segundo Gothamist.

Inicialmente, a prefeitura tentou eliminar os ratos colocando caixas pretas de iscas venenosas, mas não funcionou – alguns dos ratos até se mudaram para as caixas. Outras maneiras também não deram resultado, como armadilhas de mola, venenos e controle de natalidade para ratos.

Até que foi contratado o exterminador Matt Deodato, o presidente do Gerenciamento de Pragas Urbanas que é conhecido como “Matt, o Assassino de Ratos”, com o método do monóxido de carbono para sufocar os ratos, com a ajuda de uma máquina chamada BurrowRX, que custa cerca de US$ 3 mil.

Como deu certo, a prefeitura reservou US$ 30 mil para financiar a técnica do monóxido de carbono e o programa agora será expandido para outras áreas onde há muitas reclamações, incluindo a área da East 75th Street entre a Segunda e a Terceira Avenidas.

Apesar da melhora, alguns pesquisadores disseram que a cidade deveria se concentrar mais no comportamento humano, incluindo a melhoria da eliminação de resíduos. Novas regras foram então introduzidas, forçando os restaurantes a colocarem os seus resíduos alimentares em recipientes reais, em vez de seguirem a prática tradicional de Nova Iorque de despejar sacos de lixo nas ruas.

Fonte: Yahoo.