Alerta de congelamento chega a 25 milhões de pessoas no sudeste dos EUA

Por Arlaine Castro

O ar frio entrando nos EUA vindo do Canadá esta semana vai gerar alertas de congelamento em 11 estados do Sul.

Quase 25 milhões de pessoas no sudeste dos Estados Unidos ficaram sob alerta de congelamento emitido pelos escritórios locais do Serviço Meteorológico Nacional dos EUA.  

O aviso entrou em vigor na noite de segunda-feira ,18, e foi até a manhã desta terça-feira , 19, em uma região que se estende do estado do Texas à Carolina do Norte. Alertas e avisos de geada também foram emitidos mais ao sul, em partes da Louisiana, Mississippi, Alabama e Geórgia.

As temperaturas frias foram estabilizadas na camada norte durante toda a semana, e esta terça-feira será mais um dia em que não se espera que as altas temperaturas ultrapassem os 30 graus Farenheit em cidades como Marquette, em Michigan, a Burlington, em Vermont.

O Serviço Meteorológico Nacional disse que o ar frio que flui sobre as águas relativamente quentes dos Grandes Lagos será o culpado pelo surgimento da neve com efeito de lago e será ainda mais intensificado à medida que um sistema de baixa pressão cruzar do Canadá para o Maine nos próximos dias.

A onda de frio é causada por um sistema de tempestades em rápido movimento que varrerá a camada norte do país esta semana e poderá trazer o acúmulo de neve para as principais cidades da região, como Minneapolis, Chicago e Green Bay, em Wisconsin – bem a tempo para o início da primavera.

A primavera chega oficialmente na terça à noite, mas com o ar frio entrando nos EUA vindo do Canadá esta semana – gerando alertas de congelamento em 11 estados do Sul – a adição desta tempestade rápida originada do noroeste do Pacífico pode trazer o clima de inverno para a camada norte e fazer com que pareça o meio do inverno.

Danos à colheita

Abaixo do normal para esta época do ano, Atlanta, Charlotte e Birmingham, Alabama, registraram temperaturas entre -6°C e –1°C, representando um risco para as colheitas.

“As condições de geada e congelamento matarão plantações e outras vegetações sensíveis e possivelmente vão danificar tubulações externas desprotegidas”, alerta o escritório do NWS em Peachtree City, na Geórgia.

Fonte: CNN e Fox Weather.