Taxa média de hipoteca de 30 anos nos EUA sobe pela quinta semana consecutiva

Taxa atingiu o nível mais alto desde o início de agosto

Por Lara Barth

Taxa média de hipoteca sobe pela quinta semana consecutiva

A taxa média de uma hipoteca de 30 anos nos EUA subiu pela quinta semana seguida, atingindo o nível mais alto desde o início de agosto.

A taxa para hipotecas de 30 anos aumentou de 6,54% para 6,72% nesta semana. A taxa média de um empréstimo de 30 anos não estava tão alta desde 1º de agosto, quando era de 6,73%. Apesar do aumento, a taxa ainda está abaixo da média de 7,76% do ano passado.

Os custos de empréstimos para hipotecas de taxa fixa de 15 anos, populares entre os proprietários que buscam refinanciar seus financiamentos, também aumentaram. A taxa média subiu de 5,71% para 5,99%. No ano passado, a média era de 7,03%.

O aumento das taxas de hipoteca pode adicionar centenas de dólares a mais por mês para os tomadores de empréstimos, reduzindo o poder de compra dos compradores de imóveis em um momento em que os preços das casas permanecem próximos dos níveis mais altos de todos os tempos, embora o mercado imobiliário esteja em uma desaceleração desde 2022.

As taxas de hipoteca são influenciadas por vários fatores, incluindo como o mercado de títulos reage às decisões de política de taxas de juros do Federal Reserve e dados sobre inflação e economia. Isso pode afetar a trajetória do rendimento do Tesouro de 10 anos, que os credores usam como guia para precificar os empréstimos imobiliários.

Economistas preveem que as taxas de hipoteca continuarão instáveis este ano, mas, em geral, esperam que elas diminuam em 2025. Isso deve ajudar a aumentar o pode de compra para quem busca um imóvel, mas também pode levar a preços mais altos se mais compradores entrarem no mercado.

Fonte: ABC