Trump leva republicanos à vitória no voto popular após jejum de 20 anos

Última vez que isso aconteceu foi em 2004, quando George W. Bush foi reeleito

Por Lara Barth

Donald Trump supera Kamala Harris e retorna à Casa Branca

O ex-presidente Donald Trump conquistou um feito histórico nas eleições de 2024 ao vencer não apenas no Colégio Eleitoral, mas também no voto popular, algo que não havia conseguido em sua vitória de 2016. Com mais de 70 milhões de votos, Trump superou Kamala Harris, que obteve cerca de 65 milhões, e garantiu mais de 270 delegados no Colégio Eleitoral, número necessário para conquistar a presidência.

Essa vitória é particularmente significativa porque marca o fim de uma longa seca para os republicanos. A última vez que o partido havia vencido no voto popular foi em 2004, quando George W. Bush foi reeleito presidente com 62 milhões de votos, superando John Kerry, que obteve 59 milhões. Naquela eleição, Bush também venceu no Colégio Eleitoral com 286 delegados contra 251 de Kerry.

Antes de 2004, a vitória republicana no voto popular havia ocorrido 16 anos antes, em 1988, quando George H. W. Bush, pai de George W. Bush, foi eleito presidente. Naquela eleição, o republicano obteve uma vitória esmagadora, com 48 milhões de votos e 426 delegados, contra 41 milhões de votos e 111 delegados do democrata Michael Dukakis.

É a quarta vitória republicana nos últimos 40 anos. Além das três citadas, a anterior havia ocorrido justamente em 1984, quando Ronald Reagan obteve 54 milhões de votos contra 37 milhões de Walter Mondale.

Com essa conquista, Trump não apenas retoma a presidência, mas também marca o retorno dos republicanos ao voto popular após duas décadas de derrotas nesse campo.

Fonte: CBN