Atiradora de escola em WI estava em contato com homem da CA que planejava próprio ataque
O homem disse ao FBI que trocava mensagens com Natalie Rupnow sobre um plano para atacar um edifício do governo com armas e explosivos
A atiradora que matou um estudante e um professor em uma escola religiosa em Wisconsin levou duas armas para a escola e mantinha contato com um homem da Califórnia que planejava atacar um edifício do governo, de acordo com as autoridades e documentos judiciais divulgados na quarta-feira (18).
A polícia ainda investigava os motivos que levaram a estudante de 15 anos da Abundant Life Christian School, em Madison, a matar um colega e um professor na segunda-feira (16), antes de tirar a própria vida. Outros dois estudantes que também foram baleados permanecem em estado crítico.
Um juiz do sul da Califórnia emitiu uma ordem de restrição na terça-feira (17), com base na lei estadual de "bandeira vermelha" de armas, contra um homem de 20 anos de Carlsbad. A ordem exige que ele entregue suas armas e munições à polícia em até 48 horas, a menos que um oficial solicite a entrega antes, devido ao risco imediato que ele representa para si mesmo e para os outros. Carlsbad está localizado ao norte de San Diego.
De acordo com a ordem, o homem disse aos agentes do FBI que estava trocando mensagens com Natalie Rupnow, a atiradora de Wisconsin, sobre um plano para atacar um edifício do governo com armas e explosivos. A ordem não especifica qual edifício seria alvo nem quando o ataque seria realizado. Também não detalha as interações entre ele e Rupnow, exceto para afirmar que o homem estava planejando um tiroteio em massa com ela.
Com a ajuda do FBI, a polícia estava analisando registros online e outros recursos, além de conversar com os pais e colegas da atiradora, na tentativa de entender o motivo do ataque. A polícia não sabe se alguém foi alvo específico do ataque ou se o atentado foi planejado com antecedência. O tiroteio ocorreu em uma sala de aula onde acontecia um período de estudo, com estudantes de várias séries.
Em um site da cidade de Madison, que forneceu mais detalhes sobre o tiroteio, a polícia divulgou nesta quarta-feira (18) que duas armas foram encontradas na escola, mas apenas uma foi usada.
Ainda não foi decidido se os pais de Rupnow podem ser responsabilizados pelo ocorrido, mas a polícia afirmou que eles têm colaborado com as investigações.
A Abundant Life é uma escola cristã não denominacional que oferece desde educação infantil até o ensino médio. Cerca de 420 estudantes frequentam a instituição.
O escritório do legista do condado de Dane identificou as duas vítimas fatais como Erin West, de 42 anos, e Rubi Vergara, de 14 anos. Um obituário online informou que Vergara era estudante do primeiro ano do ensino médio e deixou seus pais, um irmão e uma grande família. Ela foi descrita como "uma leitora ávida" que "adorava arte, cantar e tocar teclado na banda de louvor da família".
A posição exata de Erin West na escola não foi esclarecida.
Fonte: CBS