Passageiros evacuam após avião da American Airlines pegar fogo no aeroporto de Denver

Vários vídeos postados nas redes sociais mostram chamas saindo da aeronave e pessoas evacuando ao subir na asa do avião

Por Lara Barth

Passageiros evacuam após avião da American Airlines pegar fogo no aeroporto de Denver

Um avião da American Airlines com 178 pessoas a bordo pegou fogo no pátio do aeroporto após realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Denver, na noite de quinta-feira, forçando vários passageiros a evacuar pulando para fora do avião, alguns usando o wing walk (escada externa) e outros os slides de emergência. De acordo com as autoridades do aeroporto, 12 passageiros foram levados a um hospital com ferimentos leves.

O fogo começou pouco antes das 18h, horário local, após o avião, um Boeing 737-800, ter desviado para o aeroporto devido a um possível problema no motor. A Administração Federal de Aviação (FAA) informou que o voo 1006 da American Airlines havia decolado do Aeroporto de Colorado Springs e estava a caminho do Aeroporto Internacional de Dallas Fort Worth quando a "equipe relatou vibrações no motor".

"Após o pouso e enquanto taxiava até o portão, um motor pegou fogo e os passageiros evacuaram a aeronave usando os slides", disse a FAA. Em um comunicado separado, a American Airlines afirmou que o avião teve um "problema relacionado ao motor" após o pouso e ao taxiamento até o portão.

A companhia aérea disse que todos os 172 passageiros e seis membros da tripulação saíram do avião e estavam "sendo realocados para o terminal". O avião estacionou no portão C38 no Concourse C.

Vários vídeos postados nas redes sociais mostram chamas saindo da aeronave e pessoas evacuando ao subir na asa do avião. Fumaça pesada foi vista saindo da aeronave durante a cena caótica. Um oficial do aeroporto informou que o fogo foi extinto logo depois, toda a bagagem foi retirada do avião e os passageiros foram realocados em um voo que estava programado para partir de Denver para Dallas à 1h da manhã de sexta-feira. A American Airlines confirmou mais tarde que enviaria uma aeronave de substituição e equipe para ajudar os clientes a continuar a viagem para Dallas/Fort Worth.

Robert Sumwalt, analista de segurança do transporte da CBS News e ex-presidente da National Transportation Safety Board, disse que a resposta de emergência de quinta-feira mostra "a importância de ter pilotos bem treinados, comissários de bordo bem treinados, pessoal de resgate e combate a incêndio bem treinado e controladores de tráfego aéreo, todos trabalhando juntos para garantir um resultado seguro quando algo assim acontece."

Sumwalt afirmou que é provável que a investigação da FAA sobre o incidente se concentre em quando e onde o fogo começou. "Precisamos realmente entender exatamente quando a fumaça começou e... não tenho certeza do porquê, de repente, quando chegaram ao portão, a fumaça começou a preencher a cabine de passageiros. Acho que isso será parte da investigação", disse Sumwalt.

Fonte: CBS