Feriado de Memorial Day deve bater recorde de viagens nos EUA em 2025

Mais de 45 milhões de americanos devem pegar estrada ou avião no primeiro grande feriado do verão, segundo previsão da AAA

Por Lara Barth

Não será mais exigida a remoção de sapatos no controle do aeroporto

O Memorial Day, celebrado nos Estados Unidos na última segunda-feira de maio, promete movimentar um número recorde de viajantes neste ano. De acordo com a previsão da associação automobilística AAA, mais de 45 milhões de americanos devem se deslocar a pelo menos 80 km de casa entre os dias 22 e 26 de maio — número que, se confirmado, superará o recorde anterior de 2005.

Desse total, 39,4 milhões de pessoas devem viajar de carro. A empresa de análise de tráfego INRIX recomenda que, na sexta-feira, os motoristas saiam antes das 11h da manhã para evitar congestionamentos. Na segunda-feira (26), o retorno deve ser feito antes das 14h; o pior horário para pegar a estrada será entre 16h e 19h.

O tráfego aéreo também será intenso: 3,61 milhões de pessoas devem viajar de avião, um aumento de quase 2% em relação ao ano passado. As passagens aéreas estão cerca de 2% mais caras em comparação com 2024, com bilhetes de ida e volta custando em média US$ 850. A American Airlines espera seu maior volume de passageiros na quinta (22) e sexta-feira (23), com 6.741 decolagens previstas para cada dia.

Entre os destinos domésticos mais procurados estão Orlando, Seattle, Nova York, Las Vegas, Miami e San Francisco. Já os internacionais incluem Roma, Vancouver, Paris e Londres. O destino mais caro é o Havaí, enquanto cidades com hospedagens mais acessíveis incluem Kissimmee e Jacksonville (Flórida), Louisville (Kentucky), Albuquerque (Novo México), Houston, Minneapolis e Fort Worth (Texas).

Este será o primeiro feriado nacional desde que entrou em vigor, no dia 7 de maio, a exigência do documento REAL ID para voos domésticos. A secretária do Departamento de Segurança Interna, Kristi Noem, afirmou que passageiros que ainda não possuírem o documento poderão voar, mas passarão por uma triagem extra.

O feriado também ocorre em meio a atrasos persistentes no Aeroporto Internacional de Newark Liberty, em Nova Jersey, causados por problemas técnicos, obras nas pistas e falta de pessoal.

Fonte: ABC