Harvard processa governo Trump após proibição de matrícula de alunos internacionais
Universidade acusa administração de violar direitos constitucionais ao revogar autorização para receber estudantes estrangeiros.
Harvard University entrou com um processo contra o governo Trump nesta sexta-feira após a revogação de sua autorização para matricular estudantes internacionais. A medida impede que a universidade utilize o programa Student and Exchange Visitor Program (SEVP), que permite que estrangeiros estudem nos EUA com visto específico. Em sua ação judicial, Harvard afirma que a decisão representa “uma violação flagrante da Primeira Emenda, da Cláusula do Devido Processo Legal e da Lei de Procedimentos Administrativos”.
A decisão foi anunciada na quinta-feira pela secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, que acusou a universidade de se recusar a fornecer informações exigidas pelo governo, além de manter um ambiente considerado inseguro e hostil a estudantes judeus, com supostas simpatias pró-Hamas e políticas racistas de diversidade e inclusão.
A universidade nega as alegações e promete lutar contra a medida, que pode impactar milhares de estudantes estrangeiros.
Fonte: ABC