Democratas acusam governo Trump de usar forças de segurança para intimidar adversários políticos

Prisão de parlamentares e autoridades locais acirra tensão e levanta temores sobre perseguição institucionalizada no segundo mandato de Trump

Por Lara Barth

Senador é imobilizado em coletiva

Parlamentares democratas estão acusando o governo Trump de usar o aparato de segurança federal como arma contra seus adversários políticos. Os episódios mais recentes incluem a prisão ou detenção de figuras públicas como a senadora Alex Padilla, o controlador de Nova York Brad Lander, e a deputada LaMonica McIver — todos em situações ligadas a confrontos com agentes de imigração.

O deputado Eric Swalwell, que já atuou como gerente de impeachment de Trump e move um processo civil contra o ex-presidente pelo ataque ao Capitólio em 2021, revelou ter contratado um seguro de responsabilidade civil para se proteger juridicamente em um eventual segundo mandato de Trump. Ele acusa a atual administração de cruzar uma "linha vermelha" ao prender congressistas.

Os casos envolveram desde confrontos em centros de detenção até uma juíza de Wisconsin acusada de obstruir a ação de agentes federais. A Casa Branca respondeu, dizendo que os democratas estão "romantizando comportamento ilegal" e desafiando a aplicação da lei.

Já parlamentares como Jamie Raskin denunciam uma campanha de "intimidação e vingança política". Em resposta, alguns dos detidos entraram com ações judiciais contra o governo federal, alegando abuso de poder e difamação.

Fonte: CBS