Agente da Patrulha de Fronteira é baleado em parque de Nova York; suspeito é indocumentado com ficha criminal extensa
Homem de 21 anos, com histórico de violência, foi identificado após vídeo de segurança; agente ferido não corre risco de morte
Um agente fora de serviço da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos foi baleado na noite de sábado (13) em um parque de Nova York. O crime ocorreu por volta das 23h51 no Fort Washington Park, no bairro de Washington Heights, próximo à ponte George Washington. O agente, de 42 anos, foi atingido no rosto e no braço, mas está internado no Harlem Hospital e deve se recuperar.
Segundo as autoridades, o suspeito — identificado como Miguel Francisco Mora Nunez, de 21 anos — se aproximou do agente e de uma testemunha enquanto estavam sentados perto do rio Hudson. Ele estava acompanhado de um cúmplice em uma scooter. O momento do ataque foi captado por câmeras de segurança, o que facilitou a rápida identificação do agressor.
De acordo com a Polícia de Nova York, Mora Nunez sacou uma arma e abriu fogo primeiro, mas o agente reagiu com sua arma de serviço. O suspeito, ferido na virilha e na perna, fugiu com o comparsa e mais tarde deu entrada no Lincoln Hospital, no Bronx, onde permanece sob custódia e passou por cirurgia.
A investigação revelou que o atirador é um imigrante da República Dominicana que entrou ilegalmente nos EUA pelo Arizona em 2023. Ele já tinha duas prisões por violência doméstica, era procurado por roubo e tentativa de homicídio no Bronx, além de ser investigado por roubo de armas em Massachusetts. A polícia ainda procura o cúmplice que estava com ele no momento do crime.
O prefeito de Nova York, Eric Adams, visitou o agente no hospital e declarou que o caso é mais um exemplo do impacto da violência urbana e da falha em impedir reincidências. “Em menos de um ano, ele trouxe violência à nossa cidade. Agora vamos somar tentativa de assassinato à sua ficha”, disse.
Este é o segundo ataque recente envolvendo agentes da Patrulha de Fronteira. No dia 7 de julho, um homem atirou contra a sede do setor da agência em McAllen, no Texas. O atirador foi morto no confronto com autoridades e três pessoas ficaram feridas.
Fonte: ABC