Oracle assume gestão do algoritmo do TikTok para usuários dos EUA em acordo com governo Trump

Decisão busca atender preocupações de segurança nacional sobre influência da ByteDance, empresa chinesa controladora da plataforma

Por Lara Barth

TikTok pode ser banido dos EUA a partir de 2025

A gigante de tecnologia Oracle ficará responsável por gerenciar o algoritmo do TikTok nos Estados Unidos, segundo informou nesta segunda-feira (22) um alto funcionário do governo de Donald Trump. A medida prevê que a empresa receba uma cópia do sistema, que continuará sendo de propriedade da chinesa ByteDance, mas passará a ser operado por uma companhia americana para usuários norte-americanos.

A negociação em torno do controle do algoritmo era o ponto central das discussões sobre o futuro do TikTok, diante das preocupações de Washington sobre a possibilidade de manipulação de conteúdos por parte de Pequim. Segundo o governo, a solução encontrada deve sanar as questões de segurança nacional.

Ainda não foram divulgados todos os detalhes sobre os investidores envolvidos, mas foi confirmado que a gestora de private equity Silver Lake faz parte do grupo. A venda das operações foi determinada por lei bipartidária assinada pelo então presidente Joe Biden, que exigia a alienação da ByteDance para uma empresa americana ou a proibição do aplicativo no país. Trump, por sua vez, prorrogou o prazo várias vezes enquanto buscava costurar o acordo, incluindo conversas diretas com o presidente chinês Xi Jinping.

Fonte: Click Orlando