FBI frustra suposto plano terrorista de atentados a bomba em Los Angeles, dizem autoridades

Explosivos seriam detonados na noite de Ano-Novo e teriam como alvo empresas e agentes de imigração, segundo o governo dos EUA

Por Lara Barth

Federal Bureau Of Investigation (FBI)

O FBI anunciou que desmantelou um suposto plano terrorista que previa uma série de atentados a bomba no sul da Califórnia, incluindo áreas de Los Angeles e do condado de Orange. De acordo com as autoridades, os explosivos seriam detonados simultaneamente à meia-noite da virada do Ano-Novo.

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, afirmou que o complô foi organizado por um grupo extremista antigoverno chamado Turtle Island Liberation Front (TILF), descrito como de esquerda radical, pró-Palestina, anticapitalista e hostil ao governo federal. Segundo ela, o grupo também planejava atacar agentes e veículos do ICE, a polícia de imigração.

Quatro suspeitos foram presos na sexta-feira enquanto, segundo o FBI, montavam dispositivos explosivos improvisados no deserto da Califórnia. Eles foram identificados como Audrey Illeene Carroll, 30 anos; Zachary Aaron Page, 32; Dante Gaffield, 24; e Tina Lai, 41. Todos foram acusados de conspiração e posse de artefatos explosivos não registrados, e novas acusações ainda podem ser apresentadas.

Investigadores afirmam que o plano, batizado de “Operation Midnight Sun”, previa o uso de mochilas com explosivos colocadas em pelo menos cinco centros logísticos de empresas americanas. Os artefatos seriam detonados de forma coordenada à meia-noite do dia 31 de dezembro.

Segundo a denúncia criminal, Carroll teria entregue a um informante do FBI um documento manuscrito detalhando o plano, além de participar de um grupo no aplicativo Signal usado para organizar os ataques. Materiais apreendidos na casa da suspeita incluíam cartazes com mensagens como “Morte ao ICE” e “Morte à América”.

O FBI informou ainda que um quinto suspeito, supostamente ligado ao mesmo grupo, foi preso em Nova Orleans, onde estaria planejando um ataque separado.

Fonte: ABC