Empregadores adicionam 64.000 vagas em novembro, mas taxa de desemprego atinge maior nível em 4 anos
Taxa de desemprego sobe para 4,6%, o maior índice desde setembro de 2021.
Em novembro, os empregadores nos Estados Unidos criaram 64.000 novas vagas de trabalho, superando as previsões de economistas, conforme os dados do governo. No entanto, os números de outubro mostraram uma perda de 105.000 empregos, evidenciando que o mercado de trabalho segue pressionado.
A taxa de desemprego subiu para 4,6%, o maior índice desde setembro de 2021, em um reflexo de que mais pessoas estão entrando no mercado de trabalho em busca de emprego, o que aumentou a concorrência por vagas.
A revisão dos dados de outubro indicou uma perda acentuada de 162.000 empregos no setor público, devido a uma onda de demissões adiadas que impactaram os dados de emprego, segundo economistas. Além disso, as revisões para os meses de agosto e setembro mostraram uma perda combinada de 33.000 postos de trabalho.
O cenário reflete a preocupação dos empresários com o crescimento econômico e os custos das tarifas, além da crescente adoção de inteligência artificial. "Os negócios não estão contratando como antes, o que resulta em cerca de 700.000 desempregados a mais do que no ano passado", afirmou Heather Long, economista-chefe do Navy Federal Credit Union.
Em resposta ao aumento da incerteza econômica, muitos trabalhadores têm evitado mudanças de emprego, enquanto as empresas reduziram suas contratações, criando um ambiente desafiador para quem busca uma vaga no mercado, especialmente para os iniciantes na carreira.
Fonte: CBS