A história da tradicional descida da bola na virada do Ano-Novo em Nova York
Símbolo mundial da passagem do tempo, a bola iluminada de Times Square acompanha gerações desde 1907
Para milhões de pessoas ao redor do mundo, o Ano-Novo começa oficialmente quando a bola coberta de cristais desce em Times Square, em Nova York. Em 2026, o ritual será repetido com um artefato de 12,5 pés (cerca de 3,8 metros) de diâmetro.
A primeira descida foi organizada pelo proprietário do jornal The New York Times, Adolph Ochs, em 31 de dezembro de 1907. A bola original foi fabricada por Jacob Starr, um metalúrgico imigrante ucraniano. Desde então, o evento só deixou de ocorrer em 1942 e 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a chegada do ano foi marcada com um minuto de silêncio. Mesmo na pandemia de 2020, a bola desceu — mas diante de uma Times Square quase vazia.
A versão atual é a nona desde 1907 e a maior já construída, pesando cerca de 12.350 libras (mais de 5,5 toneladas). Michael Phillips, presidente da Jamestown — empresa responsável pela transformação do One Times Square em atração permanente — explica que o objeto é revestido com mais de 5 mil discos circulares de cristal Waterford feitos à mão, em diferentes tamanhos e formatos, formando um verdadeiro show de luzes com efeitos especiais.
Questionado sobre o significado da tradição, Phillips afirma que o ritual representa “deixar o passado para trás e olhar para o que vem pela frente”.
E a bola terá um momento extra de protagonismo: depois da virada para 2026, ela voltará a descer em 4 de julho, para marcar os 250 anos da independência dos Estados Unidos.
Fonte: CBS