Tempestade de inverno ameaça levar nevascas e gelo a partes dos EUA e dificulta viagens de fim de ano
Sistema ciclônico intenso pode causar nevascas, chuva congelante, ventos fortes e tempestades em boa parte do país
Um poderoso sistema de inverno avançava do centro dos Estados Unidos rumo ao leste neste domingo, impulsionado por um ciclone intenso, e deve desencadear um combo de neve, gelo, chuva e tempo severo em várias regiões do país.
A neve acompanhada de ventos cada vez mais fortes se espalhou pelo Centro-Norte, onde o Serviço Nacional de Meteorologia alertou para visibilidade quase zero e risco de condições de nevasca que podem tornar as viagens impossíveis em alguns pontos. Em áreas próximas aos Grandes Lagos, a previsão é de mais de 30 centímetros de neve — podendo chegar a até 60 centímetros ao sul do Lago Superior.
No Sul, meteorologistas alertam para fortes tempestades associadas à chegada de uma frente fria intensa — conhecida como “Blue Norther” — que deve derrubar rapidamente as temperaturas e trazer ventos fortes de norte após dias de calor acima da média.
Nas próximas 48 horas, o ciclone pode provocar nevascas no Meio-Oeste e na região dos Grandes Lagos, chuva congelante no Nordeste, temporais no Leste e no Sul, além de ventos generalizados.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, a tempestade deve ganhar força ao encontrar o choque entre o ar frio vindo do Canadá e o ar incomumente quente que permanece no sul do país.
O mau tempo acontece após milhares de voos atrasados e cancelados no Nordeste e na região dos Grandes Lagos no fim de semana, em pleno período de viagens entre o Natal e o Ano-Novo.
Enquanto isso, na Costa Oeste, a Califórnia viveu um fim de semana mais seco após fortes tempestades que trouxeram chuvas intensas, enchentes repentinas e deslizamentos. Pelo menos quatro pessoas morreram, incluindo um homem encontrado dentro de um carro parcialmente submerso perto de Lancaster, segundo o Departamento do Xerife de Los Angeles.
Fonte: Local 10