Deputado republicano propõe projeto para tornar a Groenlândia o 51º estado dos EUA
Iniciativa surge em meio a ameaças de Trump de anexar o território autônomo dinamarquês por motivos de segurança nacional
Um deputado republicano da Flórida apresentou na segunda-feira um projeto de lei que propõe a anexação da Groenlândia aos Estados Unidos, transformando o território autônomo da Dinamarca no 51º estado americano. A proposta surge em meio a declarações do presidente Donald Trump, que afirmou que os EUA tomarão a Groenlândia “de um jeito ou de outro”.
O autor do projeto, o deputado Randy Fine, disse que a medida autorizaria Trump “a tomar todas as medidas necessárias para anexar ou adquirir a Groenlândia”. O texto também determina que o governo apresente ao Congresso um relatório detalhando quais mudanças na legislação federal seriam necessárias para que a ilha ártica se tornasse um estado americano.
Para Fine, a Groenlândia não é um território distante e irrelevante, mas um ativo estratégico fundamental para a segurança nacional dos EUA. Trump tem defendido que a região, rica em minerais de terras raras, precisa ficar sob controle americano para evitar a influência da Rússia ou da China.
A proposta enfrenta forte resistência. O deputado democrata Jimmy Gomez planeja apresentar um projeto para proibir o uso de recursos federais em qualquer tentativa de anexação. A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, alertou que um ataque armado americano à Groenlândia significaria o fim da Otan. Já o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, foi categórico: “A Groenlândia não está à venda”.
Fonte: CBS