Trump ameaça acionar Lei da Insurreição para enviar tropas a Minnesota

Presidente cita protestos contra operações do ICE em Minneapolis após novo tiroteio envolvendo agente federal

Por Lara Barth

Presidente Donald Trump em reunião na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quinta-feira (data local) invocar a chamada Lei da Insurreição, que permite o envio de tropas federais para atuar em ações de segurança interna, diante da continuidade dos protestos contra o Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) em Minneapolis, no estado de Minnesota.

A declaração ocorreu após um agente federal atirar na perna de um homem na noite de quarta-feira, depois de ter sido atacado com uma pá e um cabo de vassoura durante uma tentativa de prisão. O episódio elevou ainda mais a tensão na cidade, que já vivia clima de medo e revolta desde a morte de uma mulher, baleada na cabeça por um agente de imigração uma semana antes.

Trump voltou a mencionar a possibilidade de usar a lei — raramente aplicada — para mobilizar as Forças Armadas ou federalizar a Guarda Nacional, mesmo sem o apoio do governador do estado. Em uma postagem nas redes sociais, afirmou que, se “políticos corruptos de Minnesota” não controlarem o que chamou de “agitadores profissionais e insurrecionistas”, ele acionará a Lei da Insurreição para “acabar rapidamente” com a situação.

Investigação independente
O Departamento de Apreensão Criminal de Minnesota (BCA, na sigla em inglês) anunciou que abriu uma investigação independente sobre o uso da força no caso mais recente, envolvendo um agente do ICE e um cidadão venezuelano no norte de Minneapolis. Segundo o órgão, a cena já foi periciada e o caso seguirá de forma autônoma.

O chefe da polícia de Minneapolis, Brian O’Hara, afirmou que o FBI também esteve no local recolhendo provas. O BCA já investiga, separadamente, a morte de Renee Good, de 37 anos, baleada por um agente do ICE no sul da cidade, após o Departamento de Justiça dos EUA retirar investigadores estaduais do caso.

Operações do ICE seguem
Na madrugada desta quinta-feira, Trump declarou em sua rede Truth Social que a operação “Metro Surge” continuará em andamento. A fala veio após a juíza federal Kate Menendez negar um pedido de liminar apresentado por promotores de Minnesota e da região das Cidades Gêmeas para barrar temporariamente as ações do ICE.

Segundo Trump, a decisão judicial permite que o ICE continue a operação, que ele descreveu como “altamente bem-sucedida” na remoção de “criminosos violentos”, elogiando o trabalho das forças de segurança e afirmando que os índices de criminalidade estariam em níveis recordes de baixa.

Fonte: CBS